A Aprendizagem Baseada em Problemas : uma proposta para motivar o estudo de Geometria Analítica no Ensino Médio

Campos, Mylena Simões (2021)

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RESUMO: Este estudo teve a intenção de responder a seguinte questão de pesquisa: De que forma uma proposta de intervenção inspirada na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) pode motivar os alunos da 1ª série do ensino médio a estudarem Geometria Analítica? Para tanto, desenvolveu-se um trabalho de abordagem qualitativa na perspectiva do estudo de caso, com 20 estudantes de uma turma de 1ª série do curso Técnico em Pesca Integrado ao ensino médio, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Piúma. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida por meio de uma proposta de intervenção inspirada na ABP, da observação participante e de um questionário, respondido pelos alunos após a intervenção pedagógica. Com esta pesquisa, foi possível identificar os seguintes fatores que motivaram os estudantes: a conexão entre a matemática e o cotidiano, a interação entre os alunos, a dinâmica das aulas e o uso do Google Earth. Ao final do estudo, destacou-se a necessidade de se desenvolver outras propostas pedagógicas inspiradas na ABP, que contemplem os mais diversos conteúdos matemáticos do currículo e que alcancem outros espaços da educação básica.

ABSTRACT: This study aimed to answer the following research question: How can an intervention proposal inspired by Problem-Based Learning (BPA) motivate first graders to study analytical geometry? To this end, a qualitative approach was developed from the perspective of the case study, with 20 students from a 1st grade class of the Technical course in Integrated Fishing to high school, of the Federal Institute of Espírito Santo (Ifes) Piúma campus. Methodologically, the research was developed through an intervention proposal inspired by BPA, participant observation and a questionnaire, answered by the students after the pedagogical intervention. With this research, it was possible to identify the following factors that motivated the students: the connection between mathematics and daily life, the interaction between students, the dynamics of classes and the use of Google Earth. At the end of the study, we highlighted the need to develop other pedagogical proposals inspired by BPA, which include the most diverse mathematical contents of the curriculum and that reach other spaces of basic education.


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