Ensino de biologia por investigação: problematizando a temática microbiologia por meio de uma sequência didática construída em ambiente virtual.

Sousa, Glicimar Breger de (2021)

tcc

O Ensino por Investigação é uma metodologia que envolve determinados procedimentos conexos, que permitem aos sujeitos envolvidos atuação ativa na construção do conhecimento. No ensino tradicional, as aulas de Biologia, especificamente na área de Microbiologia, são ministradas de forma teórica com excesso de aulas expositivas, o que torna o entendimento muito abstrato para os alunos do ensino básico. Nesse sentido, buscou-se investigar se atividades experimentais podem ser uma estratégia didática eficiente para potencializar o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando uma abordagem mais articulada desse conteúdo, com mais congruência entre a teoria do livro didático e o cotidiano do aluno, por meio de uma metodologia adaptada ao ensino à distância. Esse trabalho teve como objetivo principal promover aprendizagem significativa de conteúdos de Microbiologia dentro de uma proposta de Sequência de Ensino por Investigação. Foi realizado em uma escola pública do município de Santa Teresa – ES (EEEFM “José Pinto Coelho”) com alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Essa foi uma pesquisa de natureza aplicada, quanto às abordagens dos objetivos, e do tipo descritiva. Os meios usados para a coleta de dados foram: questionário, observação, diário de campo e entrevista semiestruturada, os quais foram aplicados através do Google Meet e Google Forms. A análise dos dados gerados no trabalho foi realizada seguindo os preceitos de uma pesquisa qualitativa. As atividades práticas se mostraram eficazes no que compete ao ensino de Microbiologia, pois, incentivou o interesse e curiosidade dos alunos, permitindo que os mesmos fizessem correlações com questões da vida cotidiana e possibilitando uma aprendizagem mais significativa. Também foi mostrado que estas atividades podem ser realizadas a partir do uso de materiais e procedimentos caseiros de baixo custo e acesso para professores e alunos. Além do que, a metodologia adotada se mostrou interessante para ser utilizada tanto no ensino presencial, quanto adaptada para o ensino à distância. De forma geral, a estratégia de abordagem de ensino por investigação contribuiu positivamente para o ensino e aprendizagem de assuntos relacionados à Microbiologia.


Colecciones: