O modelo Fleuriet e os indicadores de rentabilidade: um estudo em empresas do segmento de tecido, vestido e calçados listadas na B3 entre 2008 a 2018
tcc
RESUMO: O objetivo deste artigo é analisar a correlação entre o modelo de análise dinâmica proposto por Fleuriet, e os indicadores de rentabilidade do ativo e do patrimônio líquido. Para isso foram analisadas as empresas listadas na B3, no subsetor do comércio e segmento de tecidos, vestuários e calçados, no período da de 2008 a 2018. Os balanços patrimoniais foram reclassificados e as variáveis necessidade de capital de giro, capital de giro líquido e saldo de tesouraria foram calculadas, assim como os indicadores de rentabilidade, ROE e ROA. Verificou-se que, para a amostra pesquisada, não existe correlação entre as variáveis do modelo Fleuriet e os índices de rentabilidade.
ABSTRACT: The objective of this article is to analyze the correlation between the dynamic analysis model proposed by Fleuriet, and the indicators of return on assets and equity. For this, the companies listed on B3 were analyzed, in the trade subsector and the fabric, apparel and footwear segment, from 2008 to 2018. The balance sheets were reclassified and the variables need for working capital, net working capital and treasury balance were calculated, as well as the profitability indicators, ROE and ROA. It was verified that, for the researched sample, there is no correlation between the Fleuriet model variables and the profitability indexes.
Redes Sociais