Show simple item record

O uso de sequência didática com fragmentos de filmes de animação em aulas de biologia durante o ensino remoto emergencial.

dc.contributor.advisorCosta, Adriano Goldner
dc.contributor.authorSalvador, Jenifer Coutinho
dc.date.accessioned2021-12-10T16:49:17Z
dc.date.available2021-12-10T16:49:17Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationSALVADOR, Jenifer Coutinho. O uso de sequência didática com fragmentos de filmes de animação em aulas de biologia durante o ensino remoto emergencial. 2021, 42 f. Monografia (graduação em Ciências Biológicas) – Instituto Federal do Espírito Santo, Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Santa Teresa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1385
dc.description.abstractExistem muitos recursos que podem tornar a aula mais atrativa e contribuem para que o aluno tenha interesse pelo conteúdo a ser trabalhado, como os filmes. Mas, por diversos motivos, vários professores não fazem uso deste recurso, seja por falta de tempo, estrutura ou por não acreditarem que esse pode auxiliar na aprendizagem dos alunos. Metodologias diferenciadas podem ser de grande ajuda na sala de aula, por conseguirem abordar assuntos que, muitas vezes, são difíceis para o aluno compreender apenas nas aulas tradicionais. Porém, há poucas pesquisas que envolvem os filmes de animação no ensino, nesse contexto, o trabalho foi desenvolvido pensando em ampliar os estudos sobre essa temática e pode também ser adaptado para outras áreas. O objetivo geral foi avaliar o processo de ensino aprendizagem, utilizando como instrumento uma sequência didática com fragmentos de filmes de animação nas aulas de relações ecológicas na disciplina de biologia em uma turma da 1a série do Ensino Médio. Em termos metodológicos, utilizamos a abordagem de pesquisa qualitativa, que é mais utilizada em pesquisas educacionais. E para a coleta de dados os instrumentos utilizados foi além filmes na sequencia, um questionário com perguntas relacionadas. É importante salientar que o uso da sequencia didática no processo de ensino e aprendizagem deve levar em consideração o contexto e as particularidades de cada turma. Em suma, esta pesquisa demonstrou que a utilização de sequência didática ajuda na compreensão do conteúdo de relações ecológicas favorecendo o ensino-aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.format.extent42f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectFilmes de animaçãopt_BR
dc.subjectRelações Ecológicaspt_BR
dc.titleO uso de sequência didática com fragmentos de filmes de animação em aulas de biologia durante o ensino remoto emergencial.pt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localSanta Teresapt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Santa_Teresapt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Ciências Biológicas
dc.contributor.memberNeves, Ana Lucia
dc.contributor.memberRoldi, Kleber


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record