dc.contributor.advisor | Costa, Adriano Goldner | |
dc.contributor.author | Salvador, Jenifer Coutinho | |
dc.date.accessioned | 2021-12-10T16:49:17Z | |
dc.date.available | 2021-12-10T16:49:17Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | SALVADOR, Jenifer Coutinho. O uso de sequência didática com fragmentos de filmes de animação em aulas de biologia durante o ensino remoto emergencial. 2021, 42 f. Monografia (graduação em Ciências Biológicas) – Instituto Federal do Espírito Santo, Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Santa Teresa, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1385 | |
dc.description.abstract | Existem muitos recursos que podem tornar a aula mais atrativa e contribuem para que
o aluno tenha interesse pelo conteúdo a ser trabalhado, como os filmes. Mas, por
diversos motivos, vários professores não fazem uso deste recurso, seja por falta de
tempo, estrutura ou por não acreditarem que esse pode auxiliar na aprendizagem dos
alunos. Metodologias diferenciadas podem ser de grande ajuda na sala de aula, por
conseguirem abordar assuntos que, muitas vezes, são difíceis para o aluno
compreender apenas nas aulas tradicionais. Porém, há poucas pesquisas que
envolvem os filmes de animação no ensino, nesse contexto, o trabalho foi
desenvolvido pensando em ampliar os estudos sobre essa temática e pode também
ser adaptado para outras áreas. O objetivo geral foi avaliar o processo de ensino
aprendizagem, utilizando como instrumento uma sequência didática com fragmentos
de filmes de animação nas aulas de relações ecológicas na disciplina de biologia em
uma turma da 1a série do Ensino Médio. Em termos metodológicos, utilizamos a
abordagem de pesquisa qualitativa, que é mais utilizada em pesquisas educacionais.
E para a coleta de dados os instrumentos utilizados foi além filmes na sequencia, um
questionário com perguntas relacionadas. É importante salientar que o uso da
sequencia didática no processo de ensino e aprendizagem deve levar em
consideração o contexto e as particularidades de cada turma. Em suma, esta pesquisa
demonstrou que a utilização de sequência didática ajuda na compreensão do
conteúdo de relações ecológicas favorecendo o ensino-aprendizagem dos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 42f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
dc.subject | Filmes de animação | pt_BR |
dc.subject | Relações Ecológicas | pt_BR |
dc.title | O uso de sequência didática com fragmentos de filmes de animação em aulas de biologia durante o ensino remoto emergencial. | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Santa Teresa | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Santa_Teresa | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Ciências Biológicas | |
dc.contributor.member | Neves, Ana Lucia | |
dc.contributor.member | Roldi, Kleber | |
Redes Sociais