O uso de sequência didática com fragmentos de filmes de animação em aulas de biologia durante o ensino remoto emergencial.

Salvador, Jenifer Coutinho (2021)

tcc

Existem muitos recursos que podem tornar a aula mais atrativa e contribuem para que o aluno tenha interesse pelo conteúdo a ser trabalhado, como os filmes. Mas, por diversos motivos, vários professores não fazem uso deste recurso, seja por falta de tempo, estrutura ou por não acreditarem que esse pode auxiliar na aprendizagem dos alunos. Metodologias diferenciadas podem ser de grande ajuda na sala de aula, por conseguirem abordar assuntos que, muitas vezes, são difíceis para o aluno compreender apenas nas aulas tradicionais. Porém, há poucas pesquisas que envolvem os filmes de animação no ensino, nesse contexto, o trabalho foi desenvolvido pensando em ampliar os estudos sobre essa temática e pode também ser adaptado para outras áreas. O objetivo geral foi avaliar o processo de ensino aprendizagem, utilizando como instrumento uma sequência didática com fragmentos de filmes de animação nas aulas de relações ecológicas na disciplina de biologia em uma turma da 1a série do Ensino Médio. Em termos metodológicos, utilizamos a abordagem de pesquisa qualitativa, que é mais utilizada em pesquisas educacionais. E para a coleta de dados os instrumentos utilizados foi além filmes na sequencia, um questionário com perguntas relacionadas. É importante salientar que o uso da sequencia didática no processo de ensino e aprendizagem deve levar em consideração o contexto e as particularidades de cada turma. Em suma, esta pesquisa demonstrou que a utilização de sequência didática ajuda na compreensão do conteúdo de relações ecológicas favorecendo o ensino-aprendizagem dos alunos.


Coleções: