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Educação Ambiental com Serpentes: Estudantes como mediadores visando mudança de percepção

dc.contributor.advisorCaldara Junior, Vilacio
dc.contributor.authorGuimarães, Sabrina
dc.date.accessioned2021-12-10T16:42:29Z
dc.date.available2021-12-10T16:42:29Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Sabrina. Educação Ambiental com Serpentes: Estudantes como mediadores visando mudança de percepção. Monografia (graduação em Ciências Biológicas) – Instituto Federal do Espírito Santo, Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Santa Teresa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1384
dc.description.abstractA Educação Ambiental é um assunto bastante falado no ensino de ciências, mas pouco praticado no cotidiano da sociedade, e quando o tema é Serpentes o problema permanece. Nesse sentido, esse projeto objetivou investigar o saber popular dos familiares de estudantes dos sextos e sétimos da escola EEEFM David Roldi, em relação as serpentes, em como compreender seus conflitos com esses animais. Após a obtenção dos dados foi realizada uma intervenção pedagógica visando modificar a percepção de familiares e alunos. O projeto foi aplicado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “David Roldi” localizada na cidade de São Roque do Canaã/ES para os alunos dos sextos e sétimos anos. Desse modo, o projeto foi aplicado para aproximadamente 60 alunos, onde o público-alvo desse projeto foram os responsáveis dos alunos e consequentemente os estudantes foram os mediadores desse projeto. Primeiramente obteve ações metodológicas como uma abordagem dos conhecimentos populares dos responsáveis dos alunos através de um questionário. Após o retorno das respostas do questionário, foi formulada uma intervenção pedagógica sobre o assunto serpentes com os estudantes. Por fim, os responsáveis dos alunos voltaram a responder o mesmo questionário como forma de compreender o que foi absolvido pelos participantes. Para avaliar os alunos, foi realizada uma dinâmica com perguntas. Em relação aos resultados obtidos pela aplicação do projeto na escola, mostrou-se eficiente quanto aos alunos, quanto aos responsáveis os resultados não foram satisfatórios como o previsto. Entretanto suponho que houve empatia em relação as serpentes pelos alunos, e mesmo onde o público-alvo do projeto não tenha dado retorno, houve uma possível mudança de percepção significativa em cada ambiente familiar dos estudantes, e isso conclui que o projeto obteve resultados satisfatórios.pt_BR
dc.format.extent38 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectSerpentespt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAlunos mediadorespt_BR
dc.subjectConhecimento popularpt_BR
dc.titleEducação Ambiental com Serpentes: Estudantes como mediadores visando mudança de percepçãopt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localSanta Teresapt_BR
ifes.campusCampus_Santa_Teresapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Santa_Teresapt_BR
ifes.course.undergraduateCiências Biológicas
dc.contributor.memberSilva, Antonio Elias Souza da
dc.contributor.memberXavier, Marianna


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