dc.contributor.advisor | Caldara Junior, Vilacio | |
dc.contributor.author | Guimarães, Sabrina | |
dc.date.accessioned | 2021-12-10T16:42:29Z | |
dc.date.available | 2021-12-10T16:42:29Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Sabrina. Educação Ambiental com Serpentes: Estudantes como mediadores visando mudança de percepção. Monografia (graduação em Ciências Biológicas) – Instituto Federal do Espírito Santo, Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Santa Teresa, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1384 | |
dc.description.abstract | A Educação Ambiental é um assunto bastante falado no ensino de ciências, mas
pouco praticado no cotidiano da sociedade, e quando o tema é Serpentes o
problema permanece. Nesse sentido, esse projeto objetivou investigar o saber
popular dos familiares de estudantes dos sextos e sétimos da escola EEEFM David
Roldi, em relação as serpentes, em como compreender seus conflitos com esses
animais. Após a obtenção dos dados foi realizada uma intervenção pedagógica
visando modificar a percepção de familiares e alunos. O projeto foi aplicado na
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “David Roldi” localizada na cidade
de São Roque do Canaã/ES para os alunos dos sextos e sétimos anos. Desse
modo, o projeto foi aplicado para aproximadamente 60 alunos, onde o público-alvo
desse projeto foram os responsáveis dos alunos e consequentemente os estudantes
foram os mediadores desse projeto. Primeiramente obteve ações metodológicas
como uma abordagem dos conhecimentos populares dos responsáveis dos alunos
através de um questionário. Após o retorno das respostas do questionário, foi
formulada uma intervenção pedagógica sobre o assunto serpentes com os
estudantes. Por fim, os responsáveis dos alunos voltaram a responder o mesmo
questionário como forma de compreender o que foi absolvido pelos participantes.
Para avaliar os alunos, foi realizada uma dinâmica com perguntas. Em relação aos
resultados obtidos pela aplicação do projeto na escola, mostrou-se eficiente quanto
aos alunos, quanto aos responsáveis os resultados não foram satisfatórios como o
previsto. Entretanto suponho que houve empatia em relação as serpentes pelos
alunos, e mesmo onde o público-alvo do projeto não tenha dado retorno, houve uma
possível mudança de percepção significativa em cada ambiente familiar dos
estudantes, e isso conclui que o projeto obteve resultados satisfatórios. | pt_BR |
dc.format.extent | 38 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Serpentes | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Alunos mediadores | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento popular | pt_BR |
dc.title | Educação Ambiental com Serpentes: Estudantes como mediadores visando mudança de percepção | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Santa Teresa | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Santa_Teresa | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Santa_Teresa | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Ciências Biológicas | |
dc.contributor.member | Silva, Antonio Elias Souza da | |
dc.contributor.member | Xavier, Marianna | |
Redes Sociais