Educação Ambiental com Serpentes: Estudantes como mediadores visando mudança de percepção
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A Educação Ambiental é um assunto bastante falado no ensino de ciências, mas pouco praticado no cotidiano da sociedade, e quando o tema é Serpentes o problema permanece. Nesse sentido, esse projeto objetivou investigar o saber popular dos familiares de estudantes dos sextos e sétimos da escola EEEFM David Roldi, em relação as serpentes, em como compreender seus conflitos com esses animais. Após a obtenção dos dados foi realizada uma intervenção pedagógica visando modificar a percepção de familiares e alunos. O projeto foi aplicado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “David Roldi” localizada na cidade de São Roque do Canaã/ES para os alunos dos sextos e sétimos anos. Desse modo, o projeto foi aplicado para aproximadamente 60 alunos, onde o público-alvo desse projeto foram os responsáveis dos alunos e consequentemente os estudantes foram os mediadores desse projeto. Primeiramente obteve ações metodológicas como uma abordagem dos conhecimentos populares dos responsáveis dos alunos através de um questionário. Após o retorno das respostas do questionário, foi formulada uma intervenção pedagógica sobre o assunto serpentes com os estudantes. Por fim, os responsáveis dos alunos voltaram a responder o mesmo questionário como forma de compreender o que foi absolvido pelos participantes. Para avaliar os alunos, foi realizada uma dinâmica com perguntas. Em relação aos resultados obtidos pela aplicação do projeto na escola, mostrou-se eficiente quanto aos alunos, quanto aos responsáveis os resultados não foram satisfatórios como o previsto. Entretanto suponho que houve empatia em relação as serpentes pelos alunos, e mesmo onde o público-alvo do projeto não tenha dado retorno, houve uma possível mudança de percepção significativa em cada ambiente familiar dos estudantes, e isso conclui que o projeto obteve resultados satisfatórios.
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