Métodos de abordagem lúdica sobre o solo no ensino fundamental

Ferreira, Elvis Pantaleão (2021)

tcc

Apesar da singular importância do solo para o homem e o meio ambiente, diversas pesquisas apontam que o ensino sobre solos para os anos iniciais do Ensino Fundamental é carente de estratégias que apresentam o real significado deste recurso natural para os estudantes. Para minimizar esse problema o presente trabalho apresenta algumas propostas para ensinar sobre o solo de forma lúdica para os alunos dos anos iniciais do ciclo mais longo da Educação Básica no Brasil. A metodologia consta do uso de modelos didáticos, uso de bandejas com diferentes solos, apresentação de exemplos práticos do cotidiano, oficina de pinturas utilizando solos, tudo em uma perspectiva de intervenção lúdica na qual os estudantes são envolvidos na confecção de exemplos práticos propiciando assim uma aprendizagem prazerosa e significativa dos conteúdos. Essa abordagem irá motivar desde cedo o espírito investigativo, despertando o interesse pelo assunto e a conscientização sobre a importância da preservação do solo. Acredita-se que a utilização da abordagem lúdica para o ensino de solo para o Ensino Fundamental I seja uma estratégia que visa despertar nos estudantes a motivação e o interesse necessário para melhor assimilação de conteúdos proporcionando questionamentos mais complexos, contextualizados e uma aprendizagem mais significativa.