dc.contributor.advisor | Piontkovsky, Danielle | |
dc.contributor.author | Ventorim, Kenia Olympia Fontan | |
dc.date.accessioned | 2021-12-07T11:59:49Z | |
dc.date.available | 2021-12-07T11:59:49Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | VENTORIM, Kenia Olympia Fontan. A integração curricular na educação profissional e tecnológica: relações entre a arte e o núcleo profissionalizante no ensino médio integrado. 2021. 194 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001d/00001db6.pdf. Acesso em: 29 nov. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1371 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Essa pesquisa objetiva problematizar uma abordagem do ensino da arte como
potencial para práticas integradoras entre a disciplina de Arte e as disciplinas do núcleo profissionalizante do Ensino Médio Integrado (EMI), compreendendo essa integração curricular como importante ferramenta para a aprendizagem e contribuindo para a realização de experiências educativas interdisciplinares e mais significativas, de acordo com as legislações educacionais atuais que confirmam as conquistas políticas dessa modalidade de ensino. Apresenta conceitos que buscam subsidiar as discussões, tais como: educação integrada, integração curricular, trabalho como princípio educativo, politecnia e ensino da arte. A metodologia de pesquisa se configura numa abordagem qualitativa, usando pressupostos das pesquisas com os cotidianos por entender que as relações e produções acontecem em meio ao que está sendo feito nesses contextos. Por ser tratar de uma investigação realizada num programa de mestrado profissional, apresenta também a criação de um produto educacional que foi elaborado coletivamente, entre a professora de Arte e os professores que ministram as disciplinas do núcleo profissionalizante, por meio de
encontros virtuais. O produto elaborado no formato de Cartões Postais contém imagens e sugestões de integração entre os conteúdos das citadas disciplinas, buscando uma aproximação entre os saberes, de modo a contribuir com a superação da fragmentação do conhecimento e o fortalecimento do lugar da arte no processo de formação humana. As teorizações são embasadas por BARBOSA (2002, 2009, 2010), CIAVATTA (2012), FRIGOTTO (2012), KUENZER (2004, 2013, 2017), MORAES e KÜLLER (2016), OLIVEIRA (2003, 2012), RAMOS (2006, 2012, 2014), SAVIANI (2003, 2007) e SCHLICHTA (2009), entre outros, que dialogam acerca dos pressupostos da educação profissional e tecnológica, do ensino da arte, da produção curricular e da formação humana integral. Defende a proposta de ensino/integração apresentada como uma possibilidade, entre tantas outras, de realização de práticas curriculares mais integradoras e significativas nos cursos técnicos integrados, junto aos estudantes em processo de formação. | pt_BR |
dc.format.extent | 194 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional e tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Integração curricular | pt_BR |
dc.subject | Ensino da arte | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio integrado | pt_BR |
dc.title | A integração curricular na educação profissional e tecnológica : relações entre a arte e o núcleo profissionalizante no ensino médio integrado | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/5081977937190565 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Venda_Nova_do_Imigrante | pt_BR |
dc.identifier.capes | 3004012074P8 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Educação | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/4709365241426340 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | |
dc.contributor.member | Pinto, Antonio Henrique | |
dc.contributor.member | Porto, João Luiz Simplício | |
dc.contributor.member | Piontkovsky, Danielle | |
ifes.author.orcid | http://lattes.cnpq.br/4709365241426340 | pt_BR |
Redes Sociais