A integração curricular na educação profissional e tecnológica : relações entre a arte e o núcleo profissionalizante no ensino médio integrado
dissertação de mestrado
RESUMO: Essa pesquisa objetiva problematizar uma abordagem do ensino da arte como potencial para práticas integradoras entre a disciplina de Arte e as disciplinas do núcleo profissionalizante do Ensino Médio Integrado (EMI), compreendendo essa integração curricular como importante ferramenta para a aprendizagem e contribuindo para a realização de experiências educativas interdisciplinares e mais significativas, de acordo com as legislações educacionais atuais que confirmam as conquistas políticas dessa modalidade de ensino. Apresenta conceitos que buscam subsidiar as discussões, tais como: educação integrada, integração curricular, trabalho como princípio educativo, politecnia e ensino da arte. A metodologia de pesquisa se configura numa abordagem qualitativa, usando pressupostos das pesquisas com os cotidianos por entender que as relações e produções acontecem em meio ao que está sendo feito nesses contextos. Por ser tratar de uma investigação realizada num programa de mestrado profissional, apresenta também a criação de um produto educacional que foi elaborado coletivamente, entre a professora de Arte e os professores que ministram as disciplinas do núcleo profissionalizante, por meio de encontros virtuais. O produto elaborado no formato de Cartões Postais contém imagens e sugestões de integração entre os conteúdos das citadas disciplinas, buscando uma aproximação entre os saberes, de modo a contribuir com a superação da fragmentação do conhecimento e o fortalecimento do lugar da arte no processo de formação humana. As teorizações são embasadas por BARBOSA (2002, 2009, 2010), CIAVATTA (2012), FRIGOTTO (2012), KUENZER (2004, 2013, 2017), MORAES e KÜLLER (2016), OLIVEIRA (2003, 2012), RAMOS (2006, 2012, 2014), SAVIANI (2003, 2007) e SCHLICHTA (2009), entre outros, que dialogam acerca dos pressupostos da educação profissional e tecnológica, do ensino da arte, da produção curricular e da formação humana integral. Defende a proposta de ensino/integração apresentada como uma possibilidade, entre tantas outras, de realização de práticas curriculares mais integradoras e significativas nos cursos técnicos integrados, junto aos estudantes em processo de formação.
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