Fenômenos ondulatórios: apresentação dos conceitos por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa

Fidelis, Marcelo Faria (2019)

dissertacao_mestrado

RESUMO: No Brasil da atualidade muitas pesquisas têm sido feitas no âmbito acadêmico da área do ensino de Física. O desafio tem sido conquistar o interesse dos alunos, hoje quase que exclusivo por interações em redes sociais, que trazem muitas vezes fortes apelos visuais. Principalmente nas escolas públicas nota-se um desinteresse quase que total pelo aprendizado, pois os alunos chegam ao ensino médio adaptados ao sistema que os promove independente de seus conhecimentos adquiridos, minando, assim, o desejo mais natural do ser humano que é o de aprender coisas novas. Este estudo é uma tentativa de despertar no aluno o interesse pelos fenômenos físicos relacionados à ondulatória. Com o professor no papel de mediador e os alunos de agentes da própria aprendizagem, foi implementada uma sequência didática nos moldes de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), idealizada pelo professor Marco Antônio Moreira, que se baseia nas teorias da aprendizagem significativa de David Ausubel. O principal ferramental utilizado foi o Peer Instruction (instrução pelos pares) ao qual se associaram outros recursos educacionais, buscando sempre o aspecto multissensorial ampliando, assim, o alcance do produto resultante. A dificuldade em identificar conhecimentos prévios dos alunos sobre os fenômenos ondulatórios, nos quais pudessem ser ancorados os novos conceitos, forçou a elaboração de experimentos de baixo custo para servirem de organizadores prévios para a obtenção de uma Aprendizagem Significativa. A UEPS foi aplicada entre o final de março e início de julho de 2018 aos alunos da 2ª série do Ensino Médio vespertino da escola estadual Aristóbulo Barbosa Leão da cidade de Serra, Espírito Santo.

ABSTRACT: Nowadays in Brazil, many researches have been done in the academic scope of Physics teaching area. The challenge has been to keep the students? interest into learning in oppose to today?s, almost exclusive, interest in social networks interactions, which often brings strong visual appeal. Specially in public schools where there is almost total lack of interest in learning, since the students reach high school adapted to the system that promotes them, independently of their acquired knowledge, thus undermining the most natural desire of the human being to learn new things. This study is an attempt to awaken in the student the interest in the physical phenomena related to Waves. With the teacher as a mediator and the students as agents of the learning process itself, a didactic sequence was implemented along the lines of the Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU), idealized by Professor Marco Antônio Moreira, which is based on David Ausubel?s meaningful learning theories. The main tool used was Peer Instruction, which was associated with other educational resources, always seeking the multi-sensory aspects, thus broadening the scope of the resulting product. The difficulty in identifying students' previous knowledge about Waves, in which the new concepts could be anchored has forced the elaboration of low cost experiments to serve as previous organizers, in order to obtain a meaningful learning process. The PMTU was implemented between the end of March and the beginning of July, 2018, to the students of the second high school year of the state school Aristóbulo Barbosa Leão, in the city of Serra, Espírito Santo.