Aplicação da ferramenta relatório A3 na implementação de melhorias no setor de expedição de uma empresa atacadista distribuidora de produtos alimentícios
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RESUMO: O segmento da distribuição é fundamental para a cadeia produtiva. Por intermédio dos atacadistas e distribuidores, os varejistas têm acesso aos bens produzidos pelas grandes indústrias e os tornam disponíveis para os consumidores finais. Entretanto, alguns fatores, como a pressão de novos concorrentes, novas tecnologias e consumidores mais exigentes, voltam a atenção dessas empresas para a logística, que por sua vez são obrigadas a aprimorar seus processos e desenvolver estratégias apropriadas, para garantir a confiabilidade e segurança na entrega de seus pedidos. Nesse contexto, na busca por um diferencial competitivo, nota-se que a aplicação de ferramentas e conceitos do Lean apresentam resultados eficazes para as organizações, aumentando a capacidade delas em melhorar o desempenho dos processos e agregar valor aos seus produtos. O objetivo deste trabalho é implementar melhorias no setor de expedição do centro de distribuição de uma empresa atacadista distribuidora de produtos alimentícios mediante a aplicação da ferramenta do Lean – Relatório A3, visando reduzir o problema de devoluções de pedidos. Tal ferramenta, oriunda da Toyota, estabelece uma estrutura robusta para a implementação da gestão PDCA (Planejar, Executar, Verificar e Agir) e a filosofia Lean, intrínsecos. A condução dos estudos ocorreu por meio da abordagem metodológica da pesquisa-ação, na qual ocorre o envolvimento do pesquisador de modo participativo nos resultados alcançados, cujos passos apresentam características análogas às etapas da ferramenta Relatório A3. O estudo proporcionou a redução de 65,97% no indicador de devoluções logísticas após a implementação das melhorias propostas, além de ganhos significativos no desempenho dos processos do setor. Desta maneira, o trabalho contribuiu na geração de resultados positivos para a empresa em estudo, além de proporcionar uma redução anual de R$ 76.530,24 (setenta e seis mil quinhentos e trinta reais e vinte e quatro centavos) no custo da sua folha de pagamento, com a melhoria dos indicadores.
ABSTRACT: The distribution segment is fundamental to the supply chain. Through wholesalers and distributors, retailers have access to goods produced by large industries and make them available to end consumers. However, factors such as the pressure of new competitors, new technologies and increasingly demand consumers, turn the companies’ attention toward logistics, which are required to improve their processes and develop appropriate strategies to ensure reliability and security in the delivery of their orders. In this context, one notices that in the search for a competitive differential, the application of tools and concepts of the Lean present effective results for the organizations, increasing their capacity in improving the performance of processes and adding value to their products. Ergo, this paper’s goal is to implement improvements in the dispatch department of the distribution center of a wholesale distributor of food products, through the application of the Lean tool - A3 Report, in order to reduce the problem of returned goods. This tool, from Toyota, establishes a robust structure for the implementation of the PDCA (Plan, Do, Check and Act) management and the Lean philosophy, intrinsic. The conduction of the studies occurred through the methodological approach of action research, in which the researcher is involved in a participatory way in the results achieved, whose steps have similar characteristics to the stages of the A3 Report tool. The study resulted in a reduction of 65.97% in the logistic returns indicator after the implementation of the proposed improvements, in addition to significant gains in the performance of the sector's processes. Thereby, it contributed to the generation of positive results for the company under research, besides providing an annual reduction of R$ 76,530.24 (seventy-six thousand, five hundred and thirty reais and twenty-four cents) in the cost of its payroll with the improvement of the indicators.
- Engenharias643
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