Ensino híbrido como metodologia norteadora para discussão e aprendizagem da temática “Infecções sexualmente transmissíveis na adolescência” no contexto do ensino médio.
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Os diferentes métodos de ensino associados às tecnologias podem auxiliar tanto professor quanto aluno no processo educativo. As chamadas metodologias ativas trazem como objetivos a interação, a colaboração e a participação: o aluno torna-se foco do processo, responsável junto ao professor por buscar novos conhecimentos. O objetivo da pesquisa ora apresentada é de analisar as contribuições do ensino híbrido com o apoio de tecnologias digitais para nortear as discussões sobre o estudo de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no contexto do Ensino Médio. Para isso, opta-se pela abordagem qualitativa para a análise de dados construídos a partir do uso de metodologias inovadoras para o ensino das IST: utiliza-se uma sequência didática elaborada com base em três momentos pedagógicos, conforme postulado teórico de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2009). Participaram desta pesquisa alunos da 2a série do Ensino Médio de uma escola estadual do Espírito Santo localizada no município de Anchieta. A metodologia foi aplicada durante a pandemia da Covid-19 no ano de 2020, por isso foram relatadas inúmeras dificuldades pelos participantes acerca da participação das atividades, que tiveram que ser remotas. Entretanto, as discussões e os apontamentos dos estudantes foram fundamentais para a elaboração final deste trabalho. A coleta de dados ocorreu a partir das análises dos questionários e dos registros na sala de aula virtual de aprendizagem. A temática abordada ao longo da sequência didática, e o uso das diferentes ferramentas digitais, despertou a curiosidade dos alunos e auxiliou os mesmos na compreensão de novos conhecimentos, promovendo uma reflexão sobre os cuidados necessários para a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis e da gravidez na adolescência. O produto gerado a partir da pesquisa resultou em um e-Book que servirá de auxílio para o planejamento de professores para a elaboração de aulas apoiadas na metodologia ativa de aprendizagem sala de aula invertida, um dos modelos de ensino híbrido.
The different teaching methods associated with technologies can help both teacher and student in the educational process. Active methodologies have the objective of interaction, collaboration and participation: the student is the focus of the learning process, responsible to the teacher for learning new knowledge. This research aims to analyze the contributions of hybrid education with the support of digital technologies for the subject of Sexually Transmitted Infections (STI) in the context of High School. The qualitative approach was chosen to analyze data related to the use of innovative methodologies for teaching STIs: a didactic sequence based on three pedagogical moments is used, according to the theoretical postulate of Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2009). High school students from a public school in Anchieta, Espírito Santo, participated in this research. The methodology was applied during the Covid- 19 pandemic in 2020, so the students reported complications when participating in the activities, which were remote. However, the possibilities and notes made by the students were fundamental for the final preparation of this study. Data collection was based on the analysis of questionnaires and records in the virtual learning classroom. The final product made from the research resulted in an e-Book that will help teachers to plan and prepare classes based on the active methodology of learning inverted classroom, one of the hybrid teaching models.
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