As práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de ciências e biologia no município de Santa Teresa-ES

Teixeira, Willian Menegueli (2021)

tcc

As atividades práticas estão cada vez mais presentes no ambiente escolar, onde os professores de Ciências e Biologia vêm utilizando como ferramenta complementar à educação, facilitando a apropriação de conteúdo e termos complexos, que podem ser utilizados tanto a favor do professor quanto do aluno. Várias pesquisas apoiam o uso de atividades práticas e os alunos tendem a ter afinidade por elas, o que possibilita incremento na aprendizagem de acordo com a especificidade de cada conteúdo trabalhado. Este trabalho tem como objetivo mostrar a diferença que o uso das atividades práticas podem fazer para que o aluno compreenda melhor o conteúdo de Ciências e Biologia, e que são positivas no processo de aprendizagem dos alunos. O meio usado para a coleta de dados foi o questionário, que aconteceu de forma online pelo aplicativo Google Forms. Considerando o método de coleta, essa monografia pode ser classificada como uma pesquisa do tipo quali-quantitativa. Ao final da pesquisa ficou claro que atividades práticas podem ser usadas como material didático para a aprendizagem significativa dos conteúdos de Ciências e Biologia, e que a utilização das atividades práticas foi intuitiva e agradável aos alunos, podendo ser adaptado tanto para ensino regular quanto para o ensino à distância. O objetivo desse modelo de ensino é incentivar que os alunos desenvolvam a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa.


Collections: