dc.contributor.advisor | Bernardo Neto, Jaime | |
dc.contributor.author | Santos, Silvana dos | |
dc.date.accessioned | 2021-11-25T02:57:04Z | |
dc.date.available | 2021-11-25T02:57:04Z | |
dc.date.issued | 2021-09-16 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Silvana dos. Aulas de campo e sua contribuição ao ensino-aprendizagem em geografia. 2021. 61 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Coordenadoria de Graduação em Licenciatura plena em Geografia, Instituto Federal do Espírito Santo, Nova Venécia, 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1339 | |
dc.description.abstract | O objetivo geral deste trabalho é analisar a contribuição das aulas de campo no processo de ensino-aprendizagem em Geografia, com ênfase em seu papel potencial em promover a contextualização dos temas, conceitos e teorias abordados. O trabalho é fruto de uma pesquisa exploratória e qualitativa. A primeira parte do trabalho, que consiste em seu referencial teórico, discorre sobre o que é a Geografia enquanto ciência, suas especificidades, sua identidade no espaço-tempo acadêmico, sobre a importância da contextualização para o processo de ensino-aprendizagem em Geografia e os possíveis caminhos para sua efetivação, com ênfase na reflexão sobre a importância das aulas de campo nesse processo. A segunda parte do trabalho consiste em uma abordagem empírica sobre o tema, por meio de questionários/entrevistas aplicados a estudantes e ex-estudantes de graduação em Geografia e professores da educação básica com a intenção de, a partir de suas percepções e experiências, ampliar nossa compreensão sobre o papel das aulas de campo no ensino-aprendizagem em Geografia. Concluímos, pelos resultados obtidos, que as aulas de campo têm deverás grande potencial em fomentar a contextualização temas e conceitos estudados, sendo capaz de intervir positivamente no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes quando bem planejadas e efetuadas.
PALAVRAS-CHAVE: Geografia. Contextualização. Ensino-aprendizagem. Aulas de Campo. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Aulas de campo | pt_BR |
dc.subject | Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Aulas de campo e sua contribuição ao ensino-aprendizagem em geografia | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | NOVA VENÉCIA | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Nova_Venecia | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Nova_Venecia | pt_BR |
dc.contributor.member | Heidman da Silva, Hedeone | |
Redes Sociais