Show simple item record

Aulas de campo e sua contribuição ao ensino-aprendizagem em geografia

dc.contributor.advisorBernardo Neto, Jaime
dc.contributor.authorSantos, Silvana dos
dc.date.accessioned2021-11-25T02:57:04Z
dc.date.available2021-11-25T02:57:04Z
dc.date.issued2021-09-16
dc.identifier.citationSANTOS, Silvana dos. Aulas de campo e sua contribuição ao ensino-aprendizagem em geografia. 2021. 61 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Coordenadoria de Graduação em Licenciatura plena em Geografia, Instituto Federal do Espírito Santo, Nova Venécia, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1339
dc.description.abstractO objetivo geral deste trabalho é analisar a contribuição das aulas de campo no processo de ensino-aprendizagem em Geografia, com ênfase em seu papel potencial em promover a contextualização dos temas, conceitos e teorias abordados. O trabalho é fruto de uma pesquisa exploratória e qualitativa. A primeira parte do trabalho, que consiste em seu referencial teórico, discorre sobre o que é a Geografia enquanto ciência, suas especificidades, sua identidade no espaço-tempo acadêmico, sobre a importância da contextualização para o processo de ensino-aprendizagem em Geografia e os possíveis caminhos para sua efetivação, com ênfase na reflexão sobre a importância das aulas de campo nesse processo. A segunda parte do trabalho consiste em uma abordagem empírica sobre o tema, por meio de questionários/entrevistas aplicados a estudantes e ex-estudantes de graduação em Geografia e professores da educação básica com a intenção de, a partir de suas percepções e experiências, ampliar nossa compreensão sobre o papel das aulas de campo no ensino-aprendizagem em Geografia. Concluímos, pelos resultados obtidos, que as aulas de campo têm deverás grande potencial em fomentar a contextualização temas e conceitos estudados, sendo capaz de intervir positivamente no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes quando bem planejadas e efetuadas. PALAVRAS-CHAVE: Geografia. Contextualização. Ensino-aprendizagem. Aulas de Campo.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectAulas de campopt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.titleAulas de campo e sua contribuição ao ensino-aprendizagem em geografiapt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localNOVA VENÉCIApt_BR
ifes.campusCampus_Nova_Veneciapt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Nova_Veneciapt_BR
dc.contributor.memberHeidman da Silva, Hedeone


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record