Aulas de campo e sua contribuição ao ensino-aprendizagem em geografia
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O objetivo geral deste trabalho é analisar a contribuição das aulas de campo no processo de ensino-aprendizagem em Geografia, com ênfase em seu papel potencial em promover a contextualização dos temas, conceitos e teorias abordados. O trabalho é fruto de uma pesquisa exploratória e qualitativa. A primeira parte do trabalho, que consiste em seu referencial teórico, discorre sobre o que é a Geografia enquanto ciência, suas especificidades, sua identidade no espaço-tempo acadêmico, sobre a importância da contextualização para o processo de ensino-aprendizagem em Geografia e os possíveis caminhos para sua efetivação, com ênfase na reflexão sobre a importância das aulas de campo nesse processo. A segunda parte do trabalho consiste em uma abordagem empírica sobre o tema, por meio de questionários/entrevistas aplicados a estudantes e ex-estudantes de graduação em Geografia e professores da educação básica com a intenção de, a partir de suas percepções e experiências, ampliar nossa compreensão sobre o papel das aulas de campo no ensino-aprendizagem em Geografia. Concluímos, pelos resultados obtidos, que as aulas de campo têm deverás grande potencial em fomentar a contextualização temas e conceitos estudados, sendo capaz de intervir positivamente no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes quando bem planejadas e efetuadas. PALAVRAS-CHAVE: Geografia. Contextualização. Ensino-aprendizagem. Aulas de Campo.
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