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Geografia e música: possíveis caminhos metodológicos

dc.contributor.advisorAdeodato, Ademir
dc.contributor.authorPessanha, Lucas Portes Fernandes
dc.date.accessioned2021-11-24T18:55:43Z
dc.date.available2021-11-24T18:55:43Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationPESSANHA, Lucas Portes Fernandes. Geografia e Música: Possíveis caminhos metodológicos. Nova Venécia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1336
dc.description.abstractA presente pesquisa teve por objetivo investigar as possibilidades da utilização da Música como recurso potencializador no ensino de Geografia. Foi desenvolvida no segundo semestre de 2020 e no primeiro semestre de 2021. O trabalho foi organizado metodologicamente em 3 fases. Na primeira, foi feito um levantamento bibliográfico a partir de produções acadêmicas no campo da Música e da Geografia, o qual teve como intuito subsidiar teoricamente este trabalho. Na segunda, fizemos uma pesquisa exploratória, a fim de entender a utilização da Música por professores de Geografia da rede pública de Nova Venécia e Municípios da região, aqui os dados foram coletados através de questionários fechados. Na terceira, fizemos um estudo de caso com um professor de Geografia e para tal, realizou-se uma entrevista semiestruturada. Em função da pandemia, todos os dados foram coletados por meio de instrumentos online. Desta forma, enviamos os questionários por e-mails e a entrevista foi realizada por uma plataforma de web conferência. A análise foi feita por meio da triangulação dos dados obtidos em cada uma das fases. Diante dos objetivos, buscamos construir um referencial teórico que nos permitissem entender os desafios da educação contemporânea, principalmente no que se refere ao ensino de Geografia. Além disso, procuramos refletir sobre as funções sociais da Música e da possibilidade do seu uso na educação básica. Por fim, foram analisados trabalhos que fizeram a junção desses dois campos de conhecimento numa perspectiva interdisciplinar. A análise mostrou que a Música é um importante recurso didático para o ensino de Geografia e que também desperta nos alunos o interesse e gosto musical amplo. Por outro lado, existem ainda desafios formativos que os professores precisam superar, juntamente a falta de preparação das escolas, sejam em recursos ou estrutura, para realização de tal prática interdisciplinar. Porém, mesmo com todas as dificuldades, o trabalho nos mostrou que, além da aplicabilidade e do auxílio nas aulas de Geografia, a Música é uma prática que potencializa os conceitos geográficos.pt_BR
dc.format.extent59 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectGeografia - ensinopt_BR
dc.subjectMúsica - educaçãopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleGeografia e música: possíveis caminhos metodológicospt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localNova Venéciapt_BR
ifes.campusCampus_Nova_Veneciapt_BR
dc.contributor.institutionINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4085052974812362pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Nova_Veneciapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4085052974812362pt_BR
dc.contributor.memberSilva, Hedeono Heidmam da
dc.contributor.memberLima, Alba Janes


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