Segregação Socioespacial e Música: práticas interdisciplinares em aulas de Geografia

Carrasco, Ana Carolina Valani (2021)

tcc

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos professores frente aos desafios e as possibilidades de se desenvolver uma prática interdisciplinar unindo Música e Geografia para o ensinoaprendizagem do conceito de Segregação Socioespacial. A metodologia teve uma abordagem predominantemente qualitativa, embora ela tenha tido uma fase de levantamentos de dados onde foi feita uma análise quantitativa. A pesquisa foi dividida em quatro etapas: 1) pesquisa bibliográfica; 2) pesquisa de campo; 3) organização dos dados coletados e; 4) análise dos dados conforme objetivos da pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, individual com uma professora de Geografia e dois questionários, um sobre Música e um sobre Segregação Socioespacial. Participando 23 professores de Geografia das redes municipal, estadual e federal de educação. Diante dos objetivos apresentados, foi necessário fazer uma contextualização sobre a Geografia no contexto contemporâneo e também explanando seus desafios educacionais. Assim como, um histórico do conceito de Segregação Socioespacial buscando mostrar os estigmas e preconceitos atrelados aos moradores de espaços segregados. Trazendo a Música como possibilidade interdisciplinar, como uma prática inovadora no ensino da Geografia. A análise mostrou a importância do uso da realidade e cotidiano dos alunos durante o processo de ensino escolar. Constatamos também, que a utilização da Música de forma interdisciplinar contribui quanto ao ensino da Geografia escolar, sendo fator agregador de conhecimento e ampliador da diversidade no planejamento das aulas. Apesar desses benefícios citados ao se trabalhar com a Música, a falta de estrutura escolar e formação continuada aos professores pode ser um empecilho quanto a sua ampla adesão.


Collections: