dc.contributor.advisor | Leite, Priscila de Souza Chisté | |
dc.contributor.author | Marques, Janaína Carneiro | |
dc.date.accessioned | 2017-04-27T18:33:08Z | |
dc.date.available | 2017-04-27T18:33:08Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.citation | MARQUES, Janaína Carneiro. O ensino do desenho técnico mediado pela história da arquitetura, matemática e computação gráfica. 2016. 235 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/132 | |
dc.description.abstract | RESUMO: A pesquisa
apresenta
uma proposta
para o
Ensino do Desenho Técnico
, mediada pela História da
Arquitetura
e a Matemática
.
Objetiva
investigar como o estudo dessas relaçõe
s pode contribuir na
elaboração
de uma proposta de ensino interdisciplinar, atrativa e contextualizada, que se aproxime da
realidade do estudante
e venha somar
-
se às didáticas já existentes
.
Valoriza
o Desenho manual
,
mas
bus
ca
a inserção de tecnologia nas aulas por meio da Computação Gráfica, pelo desenvolvimento de
maquetes eletrônicas
e animações
, a fim de
ilustrar os conceitos
referente
s
aos
conteúdos:
proporção, p
erspectiva e projeção ortogonal
.
O
locus
desse trabalho é o Instituto Federal do Espírito
Santo e os atores envolvidos são alunos do curso técnico em Eletrotécnica, os quais foram
convidados a formar um grupo de pesquisa, no intuito de construir,
de forma colaborativa, uma
proposta
d
e
Ensino do
Desenho Técnico. A metodologia se aproxima da pesquisa
-
ação porque tem
como princípio a participação de todos os integrantes do grupo e possibilita estabelecer a reflexão e a
avaliação em todas as etapas do processo. Como referencial teórico dialoga com a
Psicologia
Histórico
-
Cultural, proposta por Vigotski, valorizando a mediação do professor. Adota a Pedagogia
Histórico
-
Crítica como teoria pedagógica da Psicologia Histórico
-
Cultural, assim como os momentos
propostos por Saviani. No campo da Arquitetura e
Desenho Técnico, os referenciais teóricos desse
trabalho são: Argan, Ching,
Heydenreich e Montenegro
, entre outros
. Conclui que
a intervenção
contribuiu com a proposta interdisciplinar para o ensino de Desenho Técnico e colaborou também
com o aumento do c
onhecimento técnico relacionado aos conteúdos mediados, ampliando a
formação profissional do estudante de forma contextualizada. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The research proposes of the
teaching of Technical Drawing
, mediated
by the
History of Architecture
and Mathematics.
Aims to investigate how the study of these relationships can contribute to the
development of a proposal for interdisciplinary teaching, attractive and contextualized, that
approach
to the
student
’
s
reality
and will add to
the existing
didactic
. Values
the manual design, but seeks the
inclusion of technology in the classroom through Computer Graphics, the development of electronic
models and animations to illustrate the concepts related to content:
proportion, perspective and
orthographic projection
. The locus of this work is the
Federal
Institute of the
Espírito Santo
and the
actors involved
are students of the technical course in Electrical
, which were invited to form a
research group in order to b
uild collaboratively a
proposal to
t
eaching
of Technical D
rawing. The
methodology approaches of action research because its principle the participation of all group
members and allows establishing reflection and evaluation at all stages of the process. As
theoretical
framework
dialogues with Psychology Hi
storical
-
Cultural proposed by Vigotski
, valuing the mediation
of the teacher. It adopts the Historical
-
Critical Pedagogy as a pedagogical theory of Historical
-
Cultural
Psychology, as well as the moments
proposed by Saviani. In the field of Architecture and Technical
Drawing, the theoretical reference of this work are: Argan, Ching, Heydenreich and Montenegro, a
nd
others
. It concludes that the intervention contributed to the in
terdisciplinary approach to
t
eaching of
Technical Drawing and also collaborated with the increase of technical knowledge related to mediated
content, expanding the
professional qualification of the student with a contextualized education. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.uri | Produto Educacional: https://pesquisadesenhotecnicoifes.webnode.com/ | |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Desenho técnico - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura e história | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Computação gráfica | pt_BR |
dc.title | O ensino do desenho técnico mediado pela história da arquitetura, matemática e computação gráfica | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Pinto, Antonio Henrique | |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais