O ensino do desenho técnico mediado pela história da arquitetura, matemática e computação gráfica
Dissertação de mestrado
RESUMO: A pesquisa apresenta uma proposta para o Ensino do Desenho Técnico , mediada pela História da Arquitetura e a Matemática . Objetiva investigar como o estudo dessas relaçõe s pode contribuir na elaboração de uma proposta de ensino interdisciplinar, atrativa e contextualizada, que se aproxime da realidade do estudante e venha somar - se às didáticas já existentes . Valoriza o Desenho manual , mas bus ca a inserção de tecnologia nas aulas por meio da Computação Gráfica, pelo desenvolvimento de maquetes eletrônicas e animações , a fim de ilustrar os conceitos referente s aos conteúdos: proporção, p erspectiva e projeção ortogonal . O locus desse trabalho é o Instituto Federal do Espírito Santo e os atores envolvidos são alunos do curso técnico em Eletrotécnica, os quais foram convidados a formar um grupo de pesquisa, no intuito de construir, de forma colaborativa, uma proposta d e Ensino do Desenho Técnico. A metodologia se aproxima da pesquisa - ação porque tem como princípio a participação de todos os integrantes do grupo e possibilita estabelecer a reflexão e a avaliação em todas as etapas do processo. Como referencial teórico dialoga com a Psicologia Histórico - Cultural, proposta por Vigotski, valorizando a mediação do professor. Adota a Pedagogia Histórico - Crítica como teoria pedagógica da Psicologia Histórico - Cultural, assim como os momentos propostos por Saviani. No campo da Arquitetura e Desenho Técnico, os referenciais teóricos desse trabalho são: Argan, Ching, Heydenreich e Montenegro , entre outros . Conclui que a intervenção contribuiu com a proposta interdisciplinar para o ensino de Desenho Técnico e colaborou também com o aumento do c onhecimento técnico relacionado aos conteúdos mediados, ampliando a formação profissional do estudante de forma contextualizada.
ABSTRACT: The research proposes of the teaching of Technical Drawing , mediated by the History of Architecture and Mathematics. Aims to investigate how the study of these relationships can contribute to the development of a proposal for interdisciplinary teaching, attractive and contextualized, that approach to the student ’ s reality and will add to the existing didactic . Values the manual design, but seeks the inclusion of technology in the classroom through Computer Graphics, the development of electronic models and animations to illustrate the concepts related to content: proportion, perspective and orthographic projection . The locus of this work is the Federal Institute of the Espírito Santo and the actors involved are students of the technical course in Electrical , which were invited to form a research group in order to b uild collaboratively a proposal to t eaching of Technical D rawing. The methodology approaches of action research because its principle the participation of all group members and allows establishing reflection and evaluation at all stages of the process. As theoretical framework dialogues with Psychology Hi storical - Cultural proposed by Vigotski , valuing the mediation of the teacher. It adopts the Historical - Critical Pedagogy as a pedagogical theory of Historical - Cultural Psychology, as well as the moments proposed by Saviani. In the field of Architecture and Technical Drawing, the theoretical reference of this work are: Argan, Ching, Heydenreich and Montenegro, a nd others . It concludes that the intervention contributed to the in terdisciplinary approach to t eaching of Technical Drawing and also collaborated with the increase of technical knowledge related to mediated content, expanding the professional qualification of the student with a contextualized education.
Redes Sociais