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Reservas biológicas como tema gerador para aulas de biologia : uma proposta pedagógicas baseada no método Paulo Freire

dc.contributor.advisorScalzer, Jaquelini
dc.contributor.authorCarlesso, Pietra Rodrigues Caliman
dc.date.accessioned2021-11-19T22:31:39Z
dc.date.available2021-11-19T22:31:39Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationCARLESSO, Pietra Rodrigues Caliman. Reservas biológicas como tema gerador para aulas de biologia: uma proposta pedagógica baseada no método Paulo freire. 2021. 38 f. Monografia (graduação em Ciências Biológicas) – Instituto Federal do Espírito Santo, Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Santa Teresa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1327
dc.description.abstractO presente trabalho buscou avaliar o ensino de biologia, baseado na metodologia dos temas geradores enunciada por Paulo Freire. O tema gerador escolhido para ser correlacionado aos conteúdos de biologia foi reservas biológicas. A pesquisa foi aplicada nas turmas de primeiro ano do ensino médio integrado ao técnico, em uma escola no município de Santa Teresa, no ano de 2021. O estudo foi realizado em três momentos: primeiro houve aplicação do questionário inicial, segundo houve a intervenção, um estudo de caso e posteriormente aplicação do questionário final. Na intervenção, discutiu-se acerca das questões que envolvem o ensino de biologia sobre a percepção dos alunos com a importância das reservas biológicas para manutenção do equilíbrio e biodiversidade, principalmente do papel que essa deve cumprir, segundo a metodologia depreendida dos estudos de Paulo Freire. A formação de um cidadão crítico e apto a responder as demandas aos anseios de uma sociedade cada vez mais consumista. A presente monografia baseou-se nas ideias de Freire, em que o autor descreve a utilização de temas geradores como meio de problematização do ensino. Percebeu-se, com isso, que o trabalho realizado possibilitou aos alunos uma visão crítica de sua realidade. Além disso, tal metodologia contribuiu para o processo de aprendizagem e a reflexão crítica que envolve a educação humanitária.pt_BR
dc.format.extent38 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectTema Geradorpt_BR
dc.subjectReservas Biológicaspt_BR
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.titleReservas biológicas como tema gerador para aulas de biologia : uma proposta pedagógicas baseada no método Paulo Freirept_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localSanta Teresapt_BR
ifes.campusCampus_Santa_Teresapt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0885251007250094pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Santa_Teresapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1542737525038734pt_BR
dc.contributor.memberNunes, Rosana
dc.contributor.memberQuintela, Hugo
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/6756298863093237pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/6313505673446719 ID Lattes: 6313505673446719pt_BR


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