Reservas biológicas como tema gerador para aulas de biologia : uma proposta pedagógicas baseada no método Paulo Freire
tcc
O presente trabalho buscou avaliar o ensino de biologia, baseado na metodologia dos temas geradores enunciada por Paulo Freire. O tema gerador escolhido para ser correlacionado aos conteúdos de biologia foi reservas biológicas. A pesquisa foi aplicada nas turmas de primeiro ano do ensino médio integrado ao técnico, em uma escola no município de Santa Teresa, no ano de 2021. O estudo foi realizado em três momentos: primeiro houve aplicação do questionário inicial, segundo houve a intervenção, um estudo de caso e posteriormente aplicação do questionário final. Na intervenção, discutiu-se acerca das questões que envolvem o ensino de biologia sobre a percepção dos alunos com a importância das reservas biológicas para manutenção do equilíbrio e biodiversidade, principalmente do papel que essa deve cumprir, segundo a metodologia depreendida dos estudos de Paulo Freire. A formação de um cidadão crítico e apto a responder as demandas aos anseios de uma sociedade cada vez mais consumista. A presente monografia baseou-se nas ideias de Freire, em que o autor descreve a utilização de temas geradores como meio de problematização do ensino. Percebeu-se, com isso, que o trabalho realizado possibilitou aos alunos uma visão crítica de sua realidade. Além disso, tal metodologia contribuiu para o processo de aprendizagem e a reflexão crítica que envolve a educação humanitária.
Redes Sociais