dc.contributor.author | Santos, Euna Sousa Araujo | |
dc.date.accessioned | 2021-11-18T15:04:13Z | |
dc.date.available | 2021-11-18T15:04:13Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Euna Sousa Araujo; Freitas, Rony Cláudio de Oliveira. Uma proposta de formação com professores que ensinam matemática com o uso do software Hagáquê: (re) construção de conceitos do campo grandezas e medidas. Vitória: Edifes Acadêmico, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-89716-48-8 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1320 | |
dc.description.abstract | Trabalhar com a formação de professores é atuar em um campo onde você se transforma e presencia a formação do outro. Um conjunto de pessoas em interação se modificam e consequentemente transformam suas práticas profissionais e como seres humanos. Com as experiências adquiridas enquanto especialista percebi que o ensino da Matemática é um campo de ação de Pedagogos e licenciados em Matemática, uma vez que ambos se dedicam a essa ação. Quando trabalhamos especificamente o campo Grandezas e Medidas, procuramos o conhecimento científico relacionado ao campo de estudo para então compartilhar como um conhecimento escolar. Essa transição tem me incomodado ao perceber que os professores apresentam necessidades específicas relacionadas à unidade temática Grandezas e Medidas. Inclusive, ao pensar a prática docente, percebemos a necessidade da inserção da tecnologia às nossas práticas, com vistas a contemplar a aprendizagem e o interesse por parte do aluno e dos envolvidos no processo. O material que apresentamos é um produto educacional vinculado à pesquisa intitulada “Uma proposta de formação com professores que ensinam Matemática: uma discussão de conceitos do campo Grandezas e Medidas com o uso do software Hagáquê”, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo. A pesquisa foi pensada a partir de uma problemática: que ressignificações do conceito de Grandezas e Medidas professores produzem em uma formação continuada com o uso de tecnologias digitais?
As ações descritas nesse material estão integradas às ações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Espírito Santo (GEPEM-ES) e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Espírito Santo (SBEM-ES). Por meio dessas ações, buscamos contribuir para a formação de professores que ensinam matemática. As experiências descritas nesse material ocorreram entre outubro e novembro de 2019 no Laboratório de Informática do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (CEFOR), na Sala de aula Virtual (Google Classroom) e nas salas de aulas às quais os professores cursistas estavam vinculados como professores da Educação Básica, em efetivo exercício, no período em que ocorreu o curso. | pt_BR |
dc.format.extent | 35 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edifes Acadêmico | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | Uma proposta de formação com professores que ensinam matemática com o uso do software Hagáquê: (re) construção de conceitos do campo grandezas e medidas | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Matemática - gradezas e medidas | pt_BR |
dc.subject | Informática na educação - tecnologias digitais. | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de formação com professores que ensinam matemática com o uso
do software Hagáquê: (re) construção de conceitos do campo grandezas e
medidas | pt_BR |
dc.type | livro | pt_BR |
dc.publisher.local | , Vitória | pt_BR |
Redes Sociais