Uma proposta de formação com professores que ensinam matemática com o uso do software Hagáquê: (re) construção de conceitos do campo grandezas e medidas

Santos, Euna Sousa Araujo (2021)

livro

Trabalhar com a formação de professores é atuar em um campo onde você se transforma e presencia a formação do outro. Um conjunto de pessoas em interação se modificam e consequentemente transformam suas práticas profissionais e como seres humanos. Com as experiências adquiridas enquanto especialista percebi que o ensino da Matemática é um campo de ação de Pedagogos e licenciados em Matemática, uma vez que ambos se dedicam a essa ação. Quando trabalhamos especificamente o campo Grandezas e Medidas, procuramos o conhecimento científico relacionado ao campo de estudo para então compartilhar como um conhecimento escolar. Essa transição tem me incomodado ao perceber que os professores apresentam necessidades específicas relacionadas à unidade temática Grandezas e Medidas. Inclusive, ao pensar a prática docente, percebemos a necessidade da inserção da tecnologia às nossas práticas, com vistas a contemplar a aprendizagem e o interesse por parte do aluno e dos envolvidos no processo. O material que apresentamos é um produto educacional vinculado à pesquisa intitulada “Uma proposta de formação com professores que ensinam Matemática: uma discussão de conceitos do campo Grandezas e Medidas com o uso do software Hagáquê”, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo. A pesquisa foi pensada a partir de uma problemática: que ressignificações do conceito de Grandezas e Medidas professores produzem em uma formação continuada com o uso de tecnologias digitais? As ações descritas nesse material estão integradas às ações do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Espírito Santo (GEPEM-ES) e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Espírito Santo (SBEM-ES). Por meio dessas ações, buscamos contribuir para a formação de professores que ensinam matemática. As experiências descritas nesse material ocorreram entre outubro e novembro de 2019 no Laboratório de Informática do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (CEFOR), na Sala de aula Virtual (Google Classroom) e nas salas de aulas às quais os professores cursistas estavam vinculados como professores da Educação Básica, em efetivo exercício, no período em que ocorreu o curso.


Collections: