dc.contributor.advisor | Silva, Sandra Aparecida Fraga da | |
dc.contributor.author | Oliveira, Sabrine Costa | |
dc.date.accessioned | 2017-04-27T16:39:52Z | |
dc.date.available | 2017-04-27T16:39:52Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Sabrine Costa. (Re)Construção do pensamento geométrico de professores sobre transformações geométricas. 2016. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/131 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Esta pesquisa teve por objetivo analisar indícios de (re)construção do pensamento
geométrico e de práticas docentes de professores que participaram de formação sobre
transformações geométricas. Para isso, foi elaborado um curso de extensão sobre o
tema em uma abordagem investigativa com o uso de materiais manipulativos. Optou-
se por realizar uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizada como pesquisa do
tipo intervenção pedagógica, pois é o pesquisador quem identifica e propõe ações
para solucionar o problema, com o objetivo de transformar a prática docente. Os dados
foram construídos por meio de observações, registradas em áudio e vídeo dos
encontros presenciais, do diário de bordo da pesquisadora, de questionários e de
atividades realizadas. O curso semipresencial foi realizado no Laboratório de Ensino
de Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória e envolveu dez
professores atuantes no ensino fundamental entre os meses de setembro a dezembro
de 2015. Foi uma oportunidade para ampliar conhecimentos sobre transformações
geométricas com professores dos anos finais do ensino fundamental, em um grupo
com práticas colaborativas e metodologia que privilegiou o diálogo e reflexões sobre
o conteúdo abordado. Com o objetivo de identificar indícios de (re)construção do
pensamento geométrico e de práticas docentes sobre transformações geométricas
dos participantes, elaborou-se um quadro de referência que associa conteúdos,
objetivos e capacidades e os relaciona relacionando-os com aportes teóricos da
pesquisa. Em síntese, os professores (re)construíram seus conhecimentos em
momentos de reflexão por meio de atividades investigativas sobre transformações
geométricas e em práticas docentes incentivadas pelo curso. Além disso, ocorreram
nos diálogos e relatos mudanças na compreensão sobre o ensino de geometria, em
especial os conceitos de isometrias e homotetias. As atividades aplicadas e discutidas
neste estudo subsidiaram a construção do caderno de atividades sobre
transformações geométricas em uma abordagem investigativa e com o uso de
materiais manipulativos, produto educacional desta pesquisa. Este material está
disponível na página do programa Educimat e espera-se que seja utilizado tanto por
professores em suas aulas quanto em formações de professores. Nosso desejo é que
esse caderno contribua com um trabalho significativo utilizando materiais
manipulativos sobre transformações geométricas em aulas de matemática. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This research aims to examine evidence of (re) construction of geometric thinking and
teachers' teaching practices to participate in training on geometric transformations. For
this, we carried out an extension course on the topic in investigative approach with the
use of manipulatives. The qualitative research is characterized as a pedagogical
intervention research, since it is the researcher who identifies and proposes an action
to solve the problem, with the aim of transforming teaching practice. The blended
course was held in the Mathematics Teaching Laboratory of the Federal Institute of the
Holy Spirit and involved ten teachers working in elementary school during the months
of September to December 2015. The data were constructed by means of audio and
video recording of face meetings, the logbook of the researcher, questionnaires and
conducted activities. The course was a space to expand knowledge about geometric
transformations with teachers from the final years of elementary school, in a group with
collaborative practices a methodology that favored dialogue and reflections on the
content addressed. In order to identify evidence of (re) construction of geometric
thinking and teaching practices about geometric transformations of participants, we
developed a framework that lists content, objectives and capabilities relating them with
theoretical contributions of the research. In summary, we found that teachers (re) built
their expertise in moments of reflection through investigative activities geometric
transformations and the teaching practices encouraged by the course. In addition, we
found the reports a change in the understanding of the teaching of geometry. The
activities applied and discussed in this study supported the construction activity book
about geometric transformations in an investigative approach and the use of
manipulatives, educational product of this research. This material is available on the
program page Educimat and is expected to be used by both teachers in their classes
as in teacher training. Our desire is that this book will contribute to a significant work
using manipulatives about geometric transformations in math classes. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Geometria - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | (Re)Construção do pensamento geométrico de professores sobre transformações geométricas | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais