(Re)Construção do pensamento geométrico de professores sobre transformações geométricas

Oliveira, Sabrine Costa (2016)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa teve por objetivo analisar indícios de (re)construção do pensamento geométrico e de práticas docentes de professores que participaram de formação sobre transformações geométricas. Para isso, foi elaborado um curso de extensão sobre o tema em uma abordagem investigativa com o uso de materiais manipulativos. Optou- se por realizar uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizada como pesquisa do tipo intervenção pedagógica, pois é o pesquisador quem identifica e propõe ações para solucionar o problema, com o objetivo de transformar a prática docente. Os dados foram construídos por meio de observações, registradas em áudio e vídeo dos encontros presenciais, do diário de bordo da pesquisadora, de questionários e de atividades realizadas. O curso semipresencial foi realizado no Laboratório de Ensino de Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória e envolveu dez professores atuantes no ensino fundamental entre os meses de setembro a dezembro de 2015. Foi uma oportunidade para ampliar conhecimentos sobre transformações geométricas com professores dos anos finais do ensino fundamental, em um grupo com práticas colaborativas e metodologia que privilegiou o diálogo e reflexões sobre o conteúdo abordado. Com o objetivo de identificar indícios de (re)construção do pensamento geométrico e de práticas docentes sobre transformações geométricas dos participantes, elaborou-se um quadro de referência que associa conteúdos, objetivos e capacidades e os relaciona relacionando-os com aportes teóricos da pesquisa. Em síntese, os professores (re)construíram seus conhecimentos em momentos de reflexão por meio de atividades investigativas sobre transformações geométricas e em práticas docentes incentivadas pelo curso. Além disso, ocorreram nos diálogos e relatos mudanças na compreensão sobre o ensino de geometria, em especial os conceitos de isometrias e homotetias. As atividades aplicadas e discutidas neste estudo subsidiaram a construção do caderno de atividades sobre transformações geométricas em uma abordagem investigativa e com o uso de materiais manipulativos, produto educacional desta pesquisa. Este material está disponível na página do programa Educimat e espera-se que seja utilizado tanto por professores em suas aulas quanto em formações de professores. Nosso desejo é que esse caderno contribua com um trabalho significativo utilizando materiais manipulativos sobre transformações geométricas em aulas de matemática.

ABSTRACT: This research aims to examine evidence of (re) construction of geometric thinking and teachers' teaching practices to participate in training on geometric transformations. For this, we carried out an extension course on the topic in investigative approach with the use of manipulatives. The qualitative research is characterized as a pedagogical intervention research, since it is the researcher who identifies and proposes an action to solve the problem, with the aim of transforming teaching practice. The blended course was held in the Mathematics Teaching Laboratory of the Federal Institute of the Holy Spirit and involved ten teachers working in elementary school during the months of September to December 2015. The data were constructed by means of audio and video recording of face meetings, the logbook of the researcher, questionnaires and conducted activities. The course was a space to expand knowledge about geometric transformations with teachers from the final years of elementary school, in a group with collaborative practices a methodology that favored dialogue and reflections on the content addressed. In order to identify evidence of (re) construction of geometric thinking and teaching practices about geometric transformations of participants, we developed a framework that lists content, objectives and capabilities relating them with theoretical contributions of the research. In summary, we found that teachers (re) built their expertise in moments of reflection through investigative activities geometric transformations and the teaching practices encouraged by the course. In addition, we found the reports a change in the understanding of the teaching of geometry. The activities applied and discussed in this study supported the construction activity book about geometric transformations in an investigative approach and the use of manipulatives, educational product of this research. This material is available on the program page Educimat and is expected to be used by both teachers in their classes as in teacher training. Our desire is that this book will contribute to a significant work using manipulatives about geometric transformations in math classes.


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