dc.contributor.advisor | Silva, Sandra Aparecida Fraga da | |
dc.contributor.author | Souza, Roberta Resurreição | |
dc.date.accessioned | 2017-04-27T16:22:44Z | |
dc.date.available | 2017-04-27T16:22:44Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Roberta Resurreição. (Re)construção de conceitos geométricos por professoras dos anos iniciais em formação continuada. 2016. 223 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/130 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Esta pesquisa traz uma análise de como uma proposta de formação continuada
explora (re)construções de conhecimentos geométricos e conhecimentos
pedagógicos de professoras dos anos iniciais. Para o alcance desse objetivo, foi
delineado um curso de extensão com ações colaborativas, na tentativa de ampliar
conhecimentos de professoras dos anos iniciais sobre geometria. Este estudo, de
cunho qualitativo e caracterizado como pesquisa intervenção, teve como
instrumentos de produção de dados a aplicação de questionários, observações das
participantes, tanto presencialmente quanto no ambiente moodle de educação a
distância, e diário de campo da pesquisadora. Os dados foram obtidos por meio de
fotos e gravações de áudios e vídeos. Teve, ainda, por base teórica, o modelo Van
Hiele, no que concerne ao desenvolvimento do pensamento geométrico; as
reflexões de Shulman, concernentemente ao conhecimento pedagógico; Nacarato,
que embasou discussões sobre aprendizagens matemáticas na formação de
professores; e Lorenzato, em discussões sobre material didático. Nos resultados,
foram identificados indícios de conhecimentos (re)construídos mediante a troca de
experiência com professoras e nas discussões entre os pares durante as reuniões
presenciais e na sala do ambiente virtual de aprendizagem. Como parte dessas
discussões e reflexões, desenvolveu-se um produto educacional a partir de uma
proposta de formação continuada com base nas atividades aplicadas nos encontros
presenciais, para ser utilizada em outras formações sobre o processo de ensino e
aprendizagem de Geometria nos anos iniciais do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This research presents an analysis of how a continuing education proposal explores
(re) constructions of geometric knowledge and pedagogical skills of teachers of early.
To achieve this goal, an extension course with collaborative action was designed in
an attempt to increase teachers' knowledge of the early years of geometry. This
study of qualitative character and characterized as intervention research, had the
data production tools to questionnaires, observations of the participants, both in
person and in education moodle environment the distance, and the researcher's field
diary. Data were obtained through photos and recording audio and video. There was
also a theoretical basis, Van Hiele model in relation to the development of geometric
thought; the reflections of Shulman, according the pedagogical knowledge; Nacarato,
that based discussions on mathematics learning in teacher training; and Lorenzato in
discussions of educational materials. In the results, knowledge of evidence were
identified (re)constructed through the exchange of experience with teachers and
discussions among peers during in-person meetings and virtual learning environment
room. As part of these discussions and reflections developed into an educational
product from a proposal for continuing education based on the activities implemented
in the face meetings, to be used in other formations on the teaching process and
geometry learning in early education years key. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Geometria - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores do ensino fundamental - Formação | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.title | (Re)Construção de conceitos geométricos por professoras dos anos iniciais em formação continuada | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Côco, Dilza | |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais