(Re)Construção de conceitos geométricos por professoras dos anos iniciais em formação continuada
Dissertação de mestrado
RESUMO: Esta pesquisa traz uma análise de como uma proposta de formação continuada explora (re)construções de conhecimentos geométricos e conhecimentos pedagógicos de professoras dos anos iniciais. Para o alcance desse objetivo, foi delineado um curso de extensão com ações colaborativas, na tentativa de ampliar conhecimentos de professoras dos anos iniciais sobre geometria. Este estudo, de cunho qualitativo e caracterizado como pesquisa intervenção, teve como instrumentos de produção de dados a aplicação de questionários, observações das participantes, tanto presencialmente quanto no ambiente moodle de educação a distância, e diário de campo da pesquisadora. Os dados foram obtidos por meio de fotos e gravações de áudios e vídeos. Teve, ainda, por base teórica, o modelo Van Hiele, no que concerne ao desenvolvimento do pensamento geométrico; as reflexões de Shulman, concernentemente ao conhecimento pedagógico; Nacarato, que embasou discussões sobre aprendizagens matemáticas na formação de professores; e Lorenzato, em discussões sobre material didático. Nos resultados, foram identificados indícios de conhecimentos (re)construídos mediante a troca de experiência com professoras e nas discussões entre os pares durante as reuniões presenciais e na sala do ambiente virtual de aprendizagem. Como parte dessas discussões e reflexões, desenvolveu-se um produto educacional a partir de uma proposta de formação continuada com base nas atividades aplicadas nos encontros presenciais, para ser utilizada em outras formações sobre o processo de ensino e aprendizagem de Geometria nos anos iniciais do ensino fundamental.
ABSTRACT: This research presents an analysis of how a continuing education proposal explores (re) constructions of geometric knowledge and pedagogical skills of teachers of early. To achieve this goal, an extension course with collaborative action was designed in an attempt to increase teachers' knowledge of the early years of geometry. This study of qualitative character and characterized as intervention research, had the data production tools to questionnaires, observations of the participants, both in person and in education moodle environment the distance, and the researcher's field diary. Data were obtained through photos and recording audio and video. There was also a theoretical basis, Van Hiele model in relation to the development of geometric thought; the reflections of Shulman, according the pedagogical knowledge; Nacarato, that based discussions on mathematics learning in teacher training; and Lorenzato in discussions of educational materials. In the results, knowledge of evidence were identified (re)constructed through the exchange of experience with teachers and discussions among peers during in-person meetings and virtual learning environment room. As part of these discussions and reflections developed into an educational product from a proposal for continuing education based on the activities implemented in the face meetings, to be used in other formations on the teaching process and geometry learning in early education years key.
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