dc.contributor.advisor | Sgarbi, Antonio Donizetti | |
dc.contributor.author | Uliana, Rafaela Soares da Silva | |
dc.date.accessioned | 2021-11-09T12:40:11Z | |
dc.date.available | 2021-11-09T12:40:11Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | ULIANA, Rafaela Soares da Silva. Navegando juntos: experiência de construção coletiva de práticas do ensino de história na EMEF Edna de Mattos. 2021. 158 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001d/00001d13.pdf. Acesso em: 23 set. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1304 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar o processo de construção
coletiva de roteiros de aprendizagem de História, a partir de atividades colaborativas
que priorizam situações significativas da realidade concreta de discentes das séries
finais do ensino fundamental da EMEF Edna de Mattos Siqueira Gáudio. Essa
instituição de ensino atende a comunidade do bairro Jesus de Nazareth (Vitória-ES)
e participaram dessa pesquisa um dos professores de História da escola e um grupo
de estudantes orientados por esse educador. No percurso da pesquisa
intencionamos também proporcionar momentos de debates para elencar conteúdos,
temas e atividades para fazer parte dos roteiros de estudos de História, estimulando
a participação ativa e significativa dos estudantes no processo de ensinoaprendizagem; discutir a fundamentação teórica da proposta dos roteiros de
aprendizagem e da construção coletiva de práticas de ensino da escola; montar uma
sala virtual como instrumento para potencializar roteiros de estudos; elaborar um ebook com sugestões para construção de roteiros de estudos a partir de
pressupostos da perspectiva freireana. Este e-book é o produto educacional criado
com o intuito de compartilhar como pode ser um processo de construção coletiva de
roteiros de estudos com pressupostos freireanos. Para tal desenvolvemos uma
pesquisa de abordagem qualitativa do tipo intervenção pedagógica, que estimula
reflexões sobre a prática pedagógica. Como uma pesquisa da linha de práticas
educativas do mestrado em Ensino de Humanidades, esse foi um aspecto
importante, pois no PPGEH buscamos desenvolver pesquisas aplicadas, que tenham relevância social e sejam propositivas na busca de novas práticas. Para
compreensão dos conceitos-chave e interpretação dos dados foram estudadas as
ideias desenvolvidas por Paulo Freire e outros autores que auxiliaram no
entendimento das temáticas entrelaçadas na pesquisa. Com essa pesquisa foi
possível fazer uma análise do modo como o professor e o grupo de estudantes que
acompanhamos interagiram para que os roteiros de aprendizagem de História não
sejam instrumentos de estudo impostos a eles mas sim construídos em conjunto,
evidenciando a importância de práticas coletivas e que estimulam a autonomia e
participação dos estudantes nos processos de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 158 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação dialógica | pt_BR |
dc.subject | Educação problematizadora | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia libertadora | pt_BR |
dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Roteiros de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Navegando juntos : experiência de construção coletiva de práticas do ensino de história na EMEF Edna de Mattos | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | http://lattes.cnpq.br/6652008197644921 | |
dc.identifier.capes | 30004012072P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de humanidades | pt_BR |
ifes.researchArea | Práticas educativas em ensino de humanidades | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Ensino de Humanidades | |
dc.contributor.member | Sgarbi, Antonio Donizetti | |
dc.contributor.member | Santos, Leonardo Bis dos | |
dc.contributor.member | Santos, José Elias Rosa dos | |
dc.contributor.member | Geovedi, Valter Martins | |
Redes Sociais