Navegando juntos : experiência de construção coletiva de práticas do ensino de história na EMEF Edna de Mattos

Uliana, Rafaela Soares da Silva (2021)

dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar o processo de construção coletiva de roteiros de aprendizagem de História, a partir de atividades colaborativas que priorizam situações significativas da realidade concreta de discentes das séries finais do ensino fundamental da EMEF Edna de Mattos Siqueira Gáudio. Essa instituição de ensino atende a comunidade do bairro Jesus de Nazareth (Vitória-ES) e participaram dessa pesquisa um dos professores de História da escola e um grupo de estudantes orientados por esse educador. No percurso da pesquisa intencionamos também proporcionar momentos de debates para elencar conteúdos, temas e atividades para fazer parte dos roteiros de estudos de História, estimulando a participação ativa e significativa dos estudantes no processo de ensinoaprendizagem; discutir a fundamentação teórica da proposta dos roteiros de aprendizagem e da construção coletiva de práticas de ensino da escola; montar uma sala virtual como instrumento para potencializar roteiros de estudos; elaborar um ebook com sugestões para construção de roteiros de estudos a partir de pressupostos da perspectiva freireana. Este e-book é o produto educacional criado com o intuito de compartilhar como pode ser um processo de construção coletiva de roteiros de estudos com pressupostos freireanos. Para tal desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo intervenção pedagógica, que estimula reflexões sobre a prática pedagógica. Como uma pesquisa da linha de práticas educativas do mestrado em Ensino de Humanidades, esse foi um aspecto importante, pois no PPGEH buscamos desenvolver pesquisas aplicadas, que tenham relevância social e sejam propositivas na busca de novas práticas. Para compreensão dos conceitos-chave e interpretação dos dados foram estudadas as ideias desenvolvidas por Paulo Freire e outros autores que auxiliaram no entendimento das temáticas entrelaçadas na pesquisa. Com essa pesquisa foi possível fazer uma análise do modo como o professor e o grupo de estudantes que acompanhamos interagiram para que os roteiros de aprendizagem de História não sejam instrumentos de estudo impostos a eles mas sim construídos em conjunto, evidenciando a importância de práticas coletivas e que estimulam a autonomia e participação dos estudantes nos processos de ensino-aprendizagem.


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