Show simple item record

O ensino de acústica através do uso de instrumentos musicais: uma proposta de ensino utilizando os 3 momentos pedagógicos

dc.contributor.advisorCaprini, Aldieris Braz Amorim
dc.contributor.authorSoares, Diego Novaes
dc.date.accessioned2021-11-03T23:04:15Z
dc.date.available2021-11-03T23:04:15Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationSOARES, Diego Novaes. O ensino de acústica através do uso de instrumentos musicais: uma proposta de ensino utilizando os 3 momentos pedagógicos. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto Federal do Espírito Santo, Cariacica, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1298
dc.description.abstractO trabalho que apresentamos trata da elaboração e aplicação de uma proposta de ensino de física (acústica) utilizando os instrumentos musicais como tema e recurso central. Baseamos a dinâmica da sequência didática na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), e o ensino dialogico de Paulo Freire. Através dos instrumentos musicais buscamos evidenciar alguns conceitos da acústica, relacionando os fenômenos observados pelos alunos durante as atividades que propomos nesse produto com os modelos teóricos e conceitos da acústica. As atividades eram divididas em etapas como prevê a metodologia dos 3MP, onde inicialmente ocorre a problematização inicial do conteúdo, após é realizada a organização do conhecimento e posteriormente a aplicação desse conhecimento. Buscamos ao decorrer da aplicação coletar dados que indicassem se os instrumentos musicais estavam ou não presentes no cotidiano desses alunos, se a temática conseguiria ou não motivá-los a aprender mais sobre física, e também se as atividades contribuíram para a aprendizagem dos alunos. Para isso utilizamos questionários e analisamos os dados coletados nos roteiros das atividades propostas. Através das nossas análises de dados, concluímos que o produto educacional foi muito bem recepcionado por grande parte da turma na qual foi aplicado, e além de motivá-los a aprender mais sobre acústica, a dinâmica de aulas mais práticas e participativas agradou a grande maioria desses estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThis present work shown the production and application of a teaching proposal of acoustic physics, by using musical instruments as a central theme e principal recourse. We based the dynamic of the didactic sequence in the three pedagogical moments methodology, and the dialogic teaching e learning methodology of Paulo Freire. By using the musical instruments we look for shown some concepts of acoustic physics, doing a relation between the observed phenomena and the theoretical models and concepts of the acoustic physics. The proposal activities were divided in three parts, as the methodology of three pedagogical moments suggest, the first one is the initial problematization, the second is knowledge organization, and the third is the knowledge application. During the application of the educational product we collect some data, that could shown to us if the musical instruments were present or not in the daily life of the students, and if the theme could motivate the students to learn more about physics, and in the same time, if the activities could contribute with learning process of the students. To do that we use some questionnaires and we analyze the report?s of the activities. By analyzing all data collected, we conclude that the educational product that we propose was well received by the students, as well as motivating them to learn more about acoustic physics, and the evidence of their enthusiasm during the application of the teaching proposal.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.format.extent124 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAcústica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTrês momentos pedagógicospt_BR
dc.titleO ensino de acústica através do uso de instrumentos musicais: uma proposta de ensino utilizando os 3 momentos pedagógicospt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.publisher.localCariacicapt_BR
ifes.campusCampus_Cariacicapt_BR
dc.contributor.institutionSociedade Brasileira de Físicapt_BR
dc.identifier.capes33283010001P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de Físicapt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
dc.contributor.memberCoelho, Geide Rosa
dc.contributor.memberBraga, Filipe Leôncio


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record