O ensino de acústica através do uso de instrumentos musicais: uma proposta de ensino utilizando os 3 momentos pedagógicos
dissertacao_mestrado
O trabalho que apresentamos trata da elaboração e aplicação de uma proposta de ensino de física (acústica) utilizando os instrumentos musicais como tema e recurso central. Baseamos a dinâmica da sequência didática na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), e o ensino dialogico de Paulo Freire. Através dos instrumentos musicais buscamos evidenciar alguns conceitos da acústica, relacionando os fenômenos observados pelos alunos durante as atividades que propomos nesse produto com os modelos teóricos e conceitos da acústica. As atividades eram divididas em etapas como prevê a metodologia dos 3MP, onde inicialmente ocorre a problematização inicial do conteúdo, após é realizada a organização do conhecimento e posteriormente a aplicação desse conhecimento. Buscamos ao decorrer da aplicação coletar dados que indicassem se os instrumentos musicais estavam ou não presentes no cotidiano desses alunos, se a temática conseguiria ou não motivá-los a aprender mais sobre física, e também se as atividades contribuíram para a aprendizagem dos alunos. Para isso utilizamos questionários e analisamos os dados coletados nos roteiros das atividades propostas. Através das nossas análises de dados, concluímos que o produto educacional foi muito bem recepcionado por grande parte da turma na qual foi aplicado, e além de motivá-los a aprender mais sobre acústica, a dinâmica de aulas mais práticas e participativas agradou a grande maioria desses estudantes.
This present work shown the production and application of a teaching proposal of acoustic physics, by using musical instruments as a central theme e principal recourse. We based the dynamic of the didactic sequence in the three pedagogical moments methodology, and the dialogic teaching e learning methodology of Paulo Freire. By using the musical instruments we look for shown some concepts of acoustic physics, doing a relation between the observed phenomena and the theoretical models and concepts of the acoustic physics. The proposal activities were divided in three parts, as the methodology of three pedagogical moments suggest, the first one is the initial problematization, the second is knowledge organization, and the third is the knowledge application. During the application of the educational product we collect some data, that could shown to us if the musical instruments were present or not in the daily life of the students, and if the theme could motivate the students to learn more about physics, and in the same time, if the activities could contribute with learning process of the students. To do that we use some questionnaires and we analyze the report?s of the activities. By analyzing all data collected, we conclude that the educational product that we propose was well received by the students, as well as motivating them to learn more about acoustic physics, and the evidence of their enthusiasm during the application of the teaching proposal.
Redes Sociais