Desenvolvimento de material didático e proposta didática para o ensino de gases: uma proposta de aplicação da metodologia da problematização e do conceito de ecopedagogia
Trabalho de conclusão de curso
RESUMO: O conceito de ecopedagogia ou “pedagogia da terra” foi estruturado por Franscisco Gutierrez, pensador e estudioso de Paulo Freire, atualmente essa temática é uma vertente de estudos dentro do Instituto Paulo Freire (IPF). Isso se dá devido à forte relação entre os textos de Freire e as bases ecopedagógicas. Assim como a ecopedagogia, a metodologia da Problematização pelo Arco de Maguerez (MP) propõe que o aluno observe a realidade, uma metodologia ativa de ensino, que coloca o aluno em uma sequência intencional de atividades a partir de um problema concreto e que demanda discussão. Ambas as teorias convergem não somente em seu propósito de trazer o concreto e o cotidiano para a sala de aula, mas também nas suas ideias visando colocar o aluno para propor hipóteses para solucionar estes problemas e se possível levar o aluno a exercer atividades práticas para solucioná- los. Dentro do que foi dito, é que surge este trabalho de monografia, onde este documento, apresenta todo o processo de elaboração de um recurso didático para o ensino do conteúdo de gases para alunos do 1º ano, a partir das duas teorias citadas. O conhecimento químico, dentro do material, foi construído a partir das ideias do autor Johnstone, que define que o ensino de química para ser efetivo deve contemplar o simbólico aprendizado dos três níveis do conhecimento: macroscópico, microscópico e matemático. Para aplicação do recurso didático, foi construída uma proposta de aplicação, ambos foram validados a partir de uma justificação a priori a partir dos textos de Guimarães e Jordan (2012), a validação gerou resultados para reflexão e principalmente mudanças que colaboraram para aumentar a qualidade do material e evitar problemas em sua aplicação empírica.
ABSTRACT: The concept of ecopedagogy or “earth pedagogy” was structured by Franscisco Gutierrez, thinker and scholar of Paulo Freire. Currently, this theme is an aspect of studies within the Paulo Freire Institute (IPF), this is due to the strong relationship between Freire's texts and the eco-pedagogical bases. As well as ecopedagogy, the Problematization by Arco de Maguerez methodology proposes that the student observe reality, an active teaching methodology, which places the student in an intentional sequence of activities based on a concrete problem and that demands discussion. Both theories converge not only in their purpose of bringing reality and everyday life to the classroom, but also in their ideas aimed at putting the student to propose hypotheses to solve these problems and, if possible, lead the student to carry out practical activities to solve them. them. Within what has been said, this monograph work arises, where this document presents the entire process of developing a didactic resource for teaching the content of gases to 1st-year students, based on the two theories mentioned. The chemical knowledge, within the material, was built from the ideas of the author Johnstone, who defines that the teaching of chemistry, to be effective, must contemplate the learning of the three levels of knowledge: macroscopic, microscopic and mathematical. For the application of the didactic resource, an application proposal was built, both were validated based on an a priori justification according to the terms Guimarães and Jordan (2011), the validation generated results for reflection and mainly changes that collaborated to increase the quality of the material and avoid problems in its empirical application.
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