dc.contributor.advisor | Pereira, Selma Lúcia de Assis | |
dc.contributor.author | Almeida, Angelita Pivetta de | |
dc.date.accessioned | 2021-10-28T16:11:19Z | |
dc.date.available | 2021-10-28T16:11:19Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | Almeida, Angelita Pivetta de. O ensino da Língua Portuguesa para o aluno autista e o papel do professor como mediador: uma revisão bibliográfica. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Venda Nova do Imigrante, Venda Nova do Imigrante, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1292 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O trabalho de Conclusão de Curso trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e descritivo com a temática pautada no Ensino de Língua Portuguesa para o aluno autista e o papel do professor como mediador. Buscou-se identificar, elencar e analisar os registros científicos em bancos de dados da Scielo, Capes, repositórios institucionais, Google acadêmico, em artigos científicos, Monografias de Conclusão de
Curso, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, publicadas no período de 05
anos (2015 a 2020). Dessa forma, constatou-se um total de 95 trabalhos referentes à
Educação Especial e inclusiva, desses, 51 não possuíam informações diretamente
ligadas à temática abordada, motivo pelo qual nos impulsionou a deixá-los para outro
momento. Entretanto, apenas 21 trabalhos foram selecionados, pois de forma
abrangente, discorriam sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TAE) e o papel do
professor nesse processo de mediação. Pode-se concluir, diante desse levantamento
bibliográfico, que os estudos caminham a passos lentos, a que se refere à mediação do
profissional de Letras - português e o discente autista nos anos finais do ensino regular.
Contudo, observou-se que há inúmeros desafios e possibilidades para que aconteça
aprendizagem da Língua Portuguesa para o aluno com TEA. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT
This Course Conclusion Study presents a qualitative and descriptive bibliographic
research with the theme based on Portuguese Language Teaching for the autistic
student and the role of the teacher as a mediator. We sought to identify, list and analyze
the scientific records in Scielo's database, Capes, institutional repositories, Google
academic, scientific articles, Course Conclusion Monographs, Master's Dissertations
and Doctoral Thesis, published in the period of 05 years (2015 to 2020).Thus, there
were a total of 95 works related to Special and Inclusive Education, out of them 51 did
not have information directly linked to the theme addressed, which is the reason why we
were prompted to leave them for another time. However, only 21 papers were selected,
as they comprehensively discussed Autism Spectrum Disorder (ASD) and the role of the
teacher in this mediation process. It may be concluded in the light of this bibliographic
survey that studies are moving at a slow pace, with regard to the mediation of the
professional of Literature-Portuguese and the autistic student in the final years of regular
education. However, it was observed that there are countless challenges and, as well,
possibilities for the real realization of Portuguese Language Teaching for students with
ASD. | |
dc.format.extent | 41 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Educação especial - Autista | pt_BR |
dc.subject | Transtornos do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.title | O ensino da Língua Portuguesa para o aluno autista e o papel do professor como mediador : uma revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.publisher.local | Venda Nova do Imigrante | pt_BR |
ifes.campus | Campus Venda Nova do Imigrante | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus Venda Nova do Imigrante | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Letras - Português | |
dc.contributor.member | Pereira, Selma Lúcia de Assis | |
Redes Sociais