O ensino da Língua Portuguesa para o aluno autista e o papel do professor como mediador : uma revisão bibliográfica
Trabalho de conclusão de curso
RESUMO: O trabalho de Conclusão de Curso trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e descritivo com a temática pautada no Ensino de Língua Portuguesa para o aluno autista e o papel do professor como mediador. Buscou-se identificar, elencar e analisar os registros científicos em bancos de dados da Scielo, Capes, repositórios institucionais, Google acadêmico, em artigos científicos, Monografias de Conclusão de Curso, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, publicadas no período de 05 anos (2015 a 2020). Dessa forma, constatou-se um total de 95 trabalhos referentes à Educação Especial e inclusiva, desses, 51 não possuíam informações diretamente ligadas à temática abordada, motivo pelo qual nos impulsionou a deixá-los para outro momento. Entretanto, apenas 21 trabalhos foram selecionados, pois de forma abrangente, discorriam sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TAE) e o papel do professor nesse processo de mediação. Pode-se concluir, diante desse levantamento bibliográfico, que os estudos caminham a passos lentos, a que se refere à mediação do profissional de Letras - português e o discente autista nos anos finais do ensino regular. Contudo, observou-se que há inúmeros desafios e possibilidades para que aconteça aprendizagem da Língua Portuguesa para o aluno com TEA.
ABSTRACT This Course Conclusion Study presents a qualitative and descriptive bibliographic research with the theme based on Portuguese Language Teaching for the autistic student and the role of the teacher as a mediator. We sought to identify, list and analyze the scientific records in Scielo's database, Capes, institutional repositories, Google academic, scientific articles, Course Conclusion Monographs, Master's Dissertations and Doctoral Thesis, published in the period of 05 years (2015 to 2020).Thus, there were a total of 95 works related to Special and Inclusive Education, out of them 51 did not have information directly linked to the theme addressed, which is the reason why we were prompted to leave them for another time. However, only 21 papers were selected, as they comprehensively discussed Autism Spectrum Disorder (ASD) and the role of the teacher in this mediation process. It may be concluded in the light of this bibliographic survey that studies are moving at a slow pace, with regard to the mediation of the professional of Literature-Portuguese and the autistic student in the final years of regular education. However, it was observed that there are countless challenges and, as well, possibilities for the real realization of Portuguese Language Teaching for students with ASD.
Redes Sociais