Proposta de uma escola de música para a cidade de Colatina/ES

Fernandes, Isabela Casagrande (2021)

Trabalho de conclusão de curso

RESUMO: A música, de modo geral, promove a aproximação entre diferentes grupos sociais e atua como meio de expressão de sentimentos e vivências, além de possibilitar o contato com diferentes culturas e eternizar histórias. Assim como as outras artes, a música merece se fazer presente nas cidades, já que a existência de espaços adequados para a sua prática é capaz de movimentar e valorizar o cenário artístico local e preencher a lacuna de cultura e lazer de diversas cidades. Diante disso, o presente trabalho propõe uma Escola de Música no bairro Maria das Graças, em Colatina-ES, apresentado a nível de estudo preliminar, tendo em vista os benefícios sociais proporcionados pelo contato com a arte, de modo a oferecer um espaço cultural adequado que incentive a prática musical na cidade, considerando os aspectos de conforto ambiental necessários em edificações com esse uso. O local de implantação do projeto foi escolhido por se tratar de uma área não edificada e próxima a escolas e igrejas, podendo atender os usuários desses espaços, assim como dos bairros do entorno. A pesquisa bibliográfica referente à música e sua importância no desenvolvimento do ser humano, a relação entre música e arquitetura e as ferramentas de dimensionamento acústico, bem como o estudo de casos assemelhados, compõem parte importante da metodologia e baseiam diversas decisões projetuais. Desse modo, obteve-se ao final um projeto arquitetônico de uma Escola de Música que buscou priorizar a diversidade musical e de instrumentos, as questões de conforto ambiental, a valorização do cenário artístico capixaba e, principalmente, a promoção do contato da população com a música, evidenciando a importância da criação de espaços adequados para o ensino e prática musical, valorizando a relevância dos espaços culturais nas cidades.

ABSTRACT: Music, in general, promotes the rapprochement between different social groups and acts as a means of expressing feelings and experiences, in addition to enabling contact with different cultures and perpetuating stories. Like other arts, music deserves to be present in cities and the existence of adequate spaces for that practice is capable of moving and enhancing the local artistic scene and filling the gap in culture and leisure in several cities. Therefore, the present work proposes a Music School in the neighborhood of Maria das Graças, in Colatina-ES, presented at a preliminary study level, in view of the social benefits provided by the contact with art, in order to offer an adequate cultural space that encourages musical practice in the city, considering the aspects of environmental comfort in buildings with this use. The location of the project was chosen because it is an unbuilt area, far from the city center, which concentrates a large part of the city’s activities, and its proximity to schools and churches, being able to serve the users of these spaces. The bibliographical research on music and its importance in the development of the human being, the relationship between music and architecture and the acoustic dimensioning tools, as well as the study of similar cases, make up an important part of the methodology and base several design decisions. Thus, in the end, an architectural project for a School of Music was obtained that sought to prioritize musical and instrument diversity, issues of environmental comfort, the appreciation of the Espírito Santo artistic scene and, mainly, the promotion of contact between the population and the music, highlighting the importance of creating adequate spaces for teaching and musical practice, valuing the offer of cultural spaces in cities.