Show simple item record

A leitura de literatura na era digital : contribuições para a formação do leitor no ensino fundamental II

dc.contributor.advisorCarvalho, Letícia Queiroz de
dc.contributor.authorXavier, Karla Zangerolame
dc.date.accessioned2021-10-22T12:46:15Z
dc.date.available2021-10-22T12:46:15Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationXAVIER, Karla Zangerolame; CARVALHO, Letícia Queiroz de. A leitura de literatura na era digital: contribuições para a formação do leitor no ensino fundamental II. 2021. 24 f. Monografia (Graduação) - Curso de Licenciatura em Letras-Português, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1286
dc.description.abstractRESUMO: Este artigo busca compreender como os recursos digitais poderão contribuir para a formação do leitor de Literatura no Ensino Fundamental II. Nosso ponto de partida será o percurso histórico da escrita e da leitura, na perspectiva de Chartier (2001), explorando o ponto de tensão existente entre leitura digital e a manutenção da tradição literária, destacando também as potencialidades dos recursos digitais no ensino de Literatura, tanto mais no período pandêmico da Covid-19, ainda em curso. Por fim, iremos considerar como esses recursos podem se apresentar relevantes no trabalho de formação do leitor no Ensino Fundamental II, a partir do Livroclip e do conceito de Hipertextualidade. A metodologia utilizada é baseada na abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa bibliográfica dialógica, por meio da qual será apresentada a sistematização de uma proposta de prática pedagógica de leitura digital, a partir do cotejo de textos dos seguintes autores: Antunes (2015), ao considerar que a Literatura é um produto histórico e, assim sendo, pertence a todos, portanto, Cândido (2011), que ressalta a literatura como um direito; Oliveira (2014) traz valorosas contribuições sobre a Literatura na era digital e por sua vez, Coscarelli (2007), que nos traz o pressuposto da Hipertextualidade (chave para a leitura de literatura em tempos atuais) dialogando com Santaella (2014) que traz a voga os tipos de leitores, com especial destaque para o chamado leitor ubíquo. A interlocução teórica aponta para uma reavaliação das práticas de leitura de literatura na escola, ao ganharem novas potencialidades quando introduzidas por meio das tecnologias, pois trabalham a favor do desenvolvimento do leitor crítico.pt_BR
dc.format.extent24 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental IIpt_BR
dc.subjectEra digitalpt_BR
dc.titleA leitura de literatura na era digital : contribuições para a formação do leitor no ensino fundamental IIpt_BR
dc.typetrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Letras-Português
dc.contributor.memberCarvalho, Letícia Queiroz de
dc.contributor.memberGrijó, Andrea Antolini
dc.contributor.memberMartinelli Filho, Nelson


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record