dc.contributor.advisor | Carvalho, Letícia Queiroz de | |
dc.contributor.author | Xavier, Karla Zangerolame | |
dc.date.accessioned | 2021-10-22T12:46:15Z | |
dc.date.available | 2021-10-22T12:46:15Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | XAVIER, Karla Zangerolame; CARVALHO, Letícia Queiroz de. A leitura de literatura na era digital: contribuições para a formação do leitor no ensino fundamental II. 2021. 24 f. Monografia (Graduação) - Curso de Licenciatura em Letras-Português, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1286 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Este artigo busca compreender como os recursos digitais poderão contribuir para a
formação do leitor de Literatura no Ensino Fundamental II. Nosso ponto de partida
será o percurso histórico da escrita e da leitura, na perspectiva de Chartier (2001),
explorando o ponto de tensão existente entre leitura digital e a manutenção da tradição
literária, destacando também as potencialidades dos recursos digitais no ensino de
Literatura, tanto mais no período pandêmico da Covid-19, ainda em curso. Por fim,
iremos considerar como esses recursos podem se apresentar relevantes no trabalho
de formação do leitor no Ensino Fundamental II, a partir do Livroclip e do conceito de
Hipertextualidade. A metodologia utilizada é baseada na abordagem qualitativa, por
meio de uma pesquisa bibliográfica dialógica, por meio da qual será apresentada a
sistematização de uma proposta de prática pedagógica de leitura digital, a partir do
cotejo de textos dos seguintes autores: Antunes (2015), ao considerar que a Literatura
é um produto histórico e, assim sendo, pertence a todos, portanto, Cândido (2011),
que ressalta a literatura como um direito; Oliveira (2014) traz valorosas contribuições
sobre a Literatura na era digital e por sua vez, Coscarelli (2007), que nos traz o
pressuposto da Hipertextualidade (chave para a leitura de literatura em tempos atuais)
dialogando com Santaella (2014) que traz a voga os tipos de leitores, com especial
destaque para o chamado leitor ubíquo. A interlocução teórica aponta para uma
reavaliação das práticas de leitura de literatura na escola, ao ganharem novas
potencialidades quando introduzidas por meio das tecnologias, pois trabalham a favor
do desenvolvimento do leitor crítico. | pt_BR |
dc.format.extent | 24 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Leitor | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental II | pt_BR |
dc.subject | Era digital | pt_BR |
dc.title | A leitura de literatura na era digital : contribuições para a formação do leitor no ensino fundamental II | pt_BR |
dc.type | trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Letras-Português | |
dc.contributor.member | Carvalho, Letícia Queiroz de | |
dc.contributor.member | Grijó, Andrea Antolini | |
dc.contributor.member | Martinelli Filho, Nelson | |
Redes Sociais