A leitura de literatura na era digital : contribuições para a formação do leitor no ensino fundamental II
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: Este artigo busca compreender como os recursos digitais poderão contribuir para a formação do leitor de Literatura no Ensino Fundamental II. Nosso ponto de partida será o percurso histórico da escrita e da leitura, na perspectiva de Chartier (2001), explorando o ponto de tensão existente entre leitura digital e a manutenção da tradição literária, destacando também as potencialidades dos recursos digitais no ensino de Literatura, tanto mais no período pandêmico da Covid-19, ainda em curso. Por fim, iremos considerar como esses recursos podem se apresentar relevantes no trabalho de formação do leitor no Ensino Fundamental II, a partir do Livroclip e do conceito de Hipertextualidade. A metodologia utilizada é baseada na abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa bibliográfica dialógica, por meio da qual será apresentada a sistematização de uma proposta de prática pedagógica de leitura digital, a partir do cotejo de textos dos seguintes autores: Antunes (2015), ao considerar que a Literatura é um produto histórico e, assim sendo, pertence a todos, portanto, Cândido (2011), que ressalta a literatura como um direito; Oliveira (2014) traz valorosas contribuições sobre a Literatura na era digital e por sua vez, Coscarelli (2007), que nos traz o pressuposto da Hipertextualidade (chave para a leitura de literatura em tempos atuais) dialogando com Santaella (2014) que traz a voga os tipos de leitores, com especial destaque para o chamado leitor ubíquo. A interlocução teórica aponta para uma reavaliação das práticas de leitura de literatura na escola, ao ganharem novas potencialidades quando introduzidas por meio das tecnologias, pois trabalham a favor do desenvolvimento do leitor crítico.
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