Pluralismo metodológico : contribuições no PIBD na formação continuada de professores supervisores de química
Dissertação de mestrado
RESUMO: O PIBID se configura como Programa de fomento à docência em ambientes escolares onde estão diretamente envolvidos envolvidos: (1) alunos de licenciatura, (2) professores universitários e, (3) professores-supervisores da educação básica que atuam na Rede Pública. Uma das dinâmicas do Programa envolve planejar e elaborar atividades educacionais para serem executadas com alunos da educação básica. Mesmo não sendo o principal objetivo, o PIBID tem contribuído para formação continuada dos professores, principalmente, por permitir análise crítico-reflexiva de seu trabalho e desenvolvimento de pesquisas sobre temas educacionais. Esta pesquisa tem por objetivo investigar impactos que ações relacionadas ao PIBID, com ênfase na aprendizagem significativa crítica, trazem para a prática do professor de química da escola pública. Para tanto, pretende-se por meio de entrevistas semi-estruturadas com supervisores, analisar de que forma o PIBID tem contribuído no processo de formação continuada; através de análise documental dos anais dos eventos específicos do PIBID investigar a produção de recursos e metodologias desenvolvidas no ensino de química no nível médio para identificar impactos que o Pluralismo Metodológico trouxe para prática docente; e investigar por meio de observação participante como funcionam as reuniões de planejamento do Programa. É identificada no discurso dos supervisores a importância do programa como uma oportunidade de mudança nas suas práticas pedagógicas especialmente pela percepção do aumento do número de metodologias e reflexão critica de seu trabalho. Os documentos analisados provenientes de comunicações em eventos do PIBID demonstram esse maior número de variedades metodológicas. Durante reuniões de planejamento verificou-se que diferentes subprojetos investigados apresentam dinâmicas próprias, mas que representam em comum, situações de questionamento e reflexão, planejamento e trocas, muito representativas para formação continuada dos docentes. Como produto educacional promoveu-se evento exclusivamente voltado para os professores supervisores onde se discutiram questões de identidade desses sujeitos, favorecendo formação crítica e reflexiva do professor enquanto pesquisador dentro da ótica e do objetivo do PIBID.
ABSTRACT: The PIBID is configured as Promotion Programme teaching in school settings which are directly involved involved: (1) undergraduate students, (2) university professors and, (3) supervisors-basic education teachers who work in the public network. One of the program involves the dynamic plan and develop educational activities to be performed with students of basic education. Although not the primary objective, the PIBID has contributed to ongoing training of teachers, especially by allowing critical and reflective analysis of their work and development of research on educational topics. This research aims to investigate impacts that actions related to PIBID, with significant emphasis on critical learning, bring to the practice of chemistry public school teacher. Therefore, it is intended by means of semi-structured interviews with supervisors, to examine how the PIBID has contributed in the process of continuing education; through documentary analysis of the proceedings of specific events PIBID investigate the production of resources and methodologies developed in chemistry education at the secondary level to identify impacts that Methodological Pluralism brought to teaching practice; and investigate through participant observation as work planning meetings of the Program. It is identified in the discourse of supervisors the importance of the program as an opportunity for change in pedagogical practices especially the perception of increasing the number of methodologies and critical reflection of their work. The documents analyzed from communications PIBID events demonstrate this more methodological varieties. During planning meetings it was found that investigated different subprojects have their own dynamics, but represent common situations of questioning and reflection, planning and exchange, very representative for the continuing education of teachers. As educational product promoted exclusively focused event for supervisors teachers where they discussed issues of identity of these subjects, encouraging critical and reflexive formation of the teacher as researcher within the optics and the objective of PIBID.
Redes Sociais