Potencialidades pedagógicas da aula de campo para a promoção da alfabetização científica : o circuito “Trilha da Pedra da Batata – Mirante do Sumaré” do Parque Estadual da Fonte Grande (Vitória/ES)
Dissertação de mestrado
RESUMO: As aulas de campo emergem como contribuição para as propostas que intencionam um aprendizado dinâmico, contextualizado e socialmente transformador. Ao transcorrerem em espaços não formais, propícios à realização de uma educação não formal, podem vir a favorecer a (re)construção dos conhecimentos científicos, em face dos conteúdos escolares, na perspectiva emancipatória e multidimensional. De que maneira, então, uma aula de campo pode contribuir para a promoção da alfabetização científica, ao explorar as potencialidades pedagógicas de uma trilha e de um mirante? O objetivo geral foi o de investigar as potencialidades de uma aula de campo no circuito ‘Trilha da Pedra da Batata – Mirante do Sumaré’ do Parque Estadual da Fonte Grande (PEFG), localizado no Maciço Central de Vitória/ES, de modo a favorecer o desenvolvimento de ações educativas que permitam uma leitura crítica de mundo e a promoção da alfabetização científica dos alunos, a partir dos pressupostos da Teoria da Complexidade de Edgar Morin, da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire e da aprendizagem mediada de Lev Vigotsky. A pesquisa, de natureza qualitativa do tipo estudo de caso etnográfico escolar, utilizou, como técnicas de coleta de dados, a observação participante, a videogravação, o registro de fotografias, desenhos e relatos escritos pelos alunos. Entre os resultados obtidos, enfatizaram-se seis categorias capazes de apontar avanços na promoção da alfabetização científica dos estudantes, além da elaboração de um guia didático para uso específico na ‘Trilha da Pedra da Batata’ e no ‘Mirante do Sumaré’ do referido parque. Este guia didático constitui-se em um produto educacional que poderá favorecer o trabalho dos professores e proporcionar, aos alunos, um aprendizado dinâmico, crítico e interativo, em um espaço educativo não formal, por meio da aula de campo. As atividades do guia são interativas e poderão contribuir para o alcance dos objetivos de aprendizagem de uma prática de campo investigativa.
ABSTRACT: Field classes contribute to a dynamic learning, focusing a contextualized and socially transformative approach. To elapse in non-formal educational settings, in order to the achievement of a non-formal education, they may come to favor the (re)construction of scientific knowledge, through the school curriculum from an emancipatory and multidimensional perspective. This research aims to discuss how field classes can contribute to the promotion of scientific literacy, by exploring the pedagogical potentialities of a trail and a track lookout? The general aim of this dissertation was to investigate the educational potentialities of a field class in the ‘Pedra da Batata’ Trail at the ‘Mirante do Sumaré’, located in Vitoria/ES, in order to increase the development of educational activities that allow a critical reading of the world and advances in the students’ scientific literacy based on Edgar Morin´s complexity theory, Paulo Freire´s liberating pedagogy and Lev Vigotsky´s mediated learning. This research consisted in qualitative study of school ethnographic case type, which used as data collect techniques of participant observation, video recording, photographs, drawings and reports written by the students. Among the results, we were able to emphasize six categories that show the advances in scientific literacy of the students, and the elaboration of a didactic guide for specific use in the ‘Pedra da Batata’ Trail at the ‘Mirante do Sumaré’, at Fonte Grande Park. This didactic guide is an educational product that can facilitate teachers´ work and provide students with dynamic, critical and interactive learning in non-formal educational settings, through field class. The guide´s activities are interactive and may contribute to the achievement of the learning aims of an investigative field practice.
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