Gastos e endividamento: conhecimento e aplicação dos conceitos de finanças pessoais dos alunos do curso de bacharelado em administração Ifes-campus Guarapari
Trabalho de conclusão de curso
RESUMO: Este estudo teve como objetivo identificar como os estudantes do curso de Bacharelado em Administração do Instituto Federal do Espirito Santo, campus Guarapari-ES,gerenciam seus gastos e seus níveis de endividamentoe a partir disso analisar todo esse contexto. A hipótese considerada é que os estudantes como um todo, assim como os alunos entrevistados necessitam ser instruídos sobre a educação financeira e consequentemente sobre o planejamento de suas finanças. A motivação está em considerar que o curso de Administração apresenta um diferencial considerado positivo, pois oferece em sua grade curricular a disciplina de Finanças, que abrange a temática de finanças pessoais, servindo assim de ferramenta na aplicação do conhecimento financeiro no cotidiano de cada um. Pensando nesse contexto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, de cunho exploratória, desenvolvida pelo método survey, onde 104 alunos do curso de Administração foram entrevistados, sendo utilizado para a análise dos dados, uma amostra de 49 entrevistados. No que se refere aos procedimentos técnicos, foi utilizada a pesquisa de cunho bibliográfico, onde foram pesquisados assuntos como, finanças, finança pessoal, endividamento e planejamento financeiro. Foi constatado que os estudantes entrevistados, em sua maioria, possuem maior compreensão sobre finanças e planejamento financeiro, porém se faz necessário que esse conhecimento seja cada vez mais fortificado por meio de estudos (capacitações, cursos e etc.), haja vista a relevância de compreender ainda mais sobre essa seara.
ABSTRACT: This study aimed to identify how the students of the Bachelor of Administration course at the Federal Institute of Espirito Santo, campus Guarapari-ES, manage their expenses and their indebtedness levels and, based on that, analyze this whole context. The hypothesis considered is that the students as a whole, as well as the interviewed students, need to be instructed about financial education and, consequently, about planning their finances. The motivation is to consider that the Administration course presents a differential considered positive, as it offers in its curriculum the discipline of Finance, which covers the subject of personal finance, thus serving as a tool in the application of financial knowledge in the daily lives of each one. Thinking in this context, a quantitative research of exploratory nature was carried out, developed by the survey method, where 104 students of the Administration course were interviewed, being used for data analysis, a sample of 49 interviewees. With regard to technical procedures, bibliographic research was used, where subjects such as finance, personal finance, indebtedness and financial planning were researched. It was found that most of the interviewed students have a greater understanding of finance and financial planning, but it is necessary that this knowledge is increasingly strengthened through studies (training, courses, etc.), given the relevance of understand even more about this field.
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