Aprendizagem colaborativa entre agentes comunitários de saúde : proposta formativa sobre hipertensão arterial

Moura, Celcino Neves (2016)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Essa pesquisa objetivou o desenvolvimento de estratégia metodológica formativa para educação em saúde com o tema: “Hipertensão Arterial sistêmica” (HAS), junto a Agentes Comunitários de Saúde (ACS), vinculados ao SUS/Brasil, por meio da Aprendizagem Significativa em espaço não formal de educação (Unidade de Saúde Dr. Anselmo Ferraz/Aimorés-MG). Para isso, procurou-se conhecer as lacunas formativas de Educação em Saúde dos agentes comunitários dentro do tema proposto e que são importantes para sua prática profissional, contribuindo para a melhoria da qualidade do serviço prestado por eles à população. O projeto abrangeu também a utilização de ferramentas em plataforma virtual como metodologia alternativa de Educação em Saúde e o trabalho colaborativo como principal método de promoção da reflexão e construção do conhecimento. A pesquisa estabeleceu pelo menos quatro legados que conduziram a análise científica: a formação em serviço dos Agentes Comunitários de Saúde; a caracterização de uma Unidade de Saúde (US) como espaço não formal de educação; A construção do material didático específico e a utilização de um modelo formativo estruturado na pluralidade de estratégias metodológicas. Dois produtos educacionais foram elaborados: Um relatório técnico apresentado em forma de livro com o título: “Formação continuada em serviço: vamos fazer?” e os quatro casos investigativos descritos na pesquisa, produzidos em parceria com o Laboratório de Comunicação Celular/Fiocruz. Há perspectiva de que esse processo formativo seja útil como modelo, não só visando a educação em saúde, mas também possa ser instrumento da mediação de conhecimentos em outros processos educativos, para diferentes seguimentos de ensino, atingindo sujeitos em suas carências formativas específicas, em localidades e espaços educativos afins.

ABSTRACT: This research aimed to develop training methodological strategy for health education with the theme: "Systemic Hypertension" (SAH), with the Community Health Agents (ACS), linked to SUS / Brazil, through meaningful learning space not formal education (Health Unit Dr. Anselmo Ferraz / Aimorés-MG). For this, we tried to meet the gaps in health education of community workers within the proposed theme and that are important to their professional practice, contributing to improving the quality of service provided by them to the population. The project also included the use of tools in a virtual platform as an alternative method of health education and collaborative work as the main method of promoting reflection and knowledge construction. The research established at least four legacy that led to scientific analysis: in-service training of Community Health Workers; featuring a Health Unit (US) as no formal education; The construction of the specific teaching material and the use of a structured training model in the plurality of methodological strategies. Two educational products were prepared: A technical report in book form under the title: "Continuing education in service: we do?" And the four cases described in investigative research, produced in partnership with the Mobile Communication Laboratory / Fiocruz. There is a chance that this learning process is useful as a model, not only aimed at health education, but can also be an instrument of mediation of knowledge in other educational processes for different educational segments, reaching subjects in their specific training needs in localities and related educational spaces.


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