A educação ambiental como políticas públicas no Ifes campus Santa Teresa

Menezes, Isis Rangel Garcia ; Meireles, Robson Celestino (2020)

trabalho de conclusão de curso

A Educação Ambiental (EA) surge como tema fundamental para a formação de cidadãos conscientes e consequentemente uma sociedade sustentável em 1975, na Conferência de Estocolmo. Após várias iniciativas foram sendo tomadas, como a criação da Secretaria Especial de Meio Ambiente (SEMA), e com ela, todos os demais órgãos ambientais existentes, até chegar na Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) e no Programa Nacional do Meio Ambiente (ProNEA), que vem para garantir uma educação ambiental a todos. A educação ambiental como uma política pública garante não só o ensino dessa temática na sala de aula, mas também, um comprometimento do cidadão com a sociedade. O presente estudo teve como objetivo avaliar a efetividade da Educação Ambiental como políticas públicas nos alunos e funcionários do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Santa Teresa, através de um questionário, de cunho descritivo e exploratório. A Educação Ambiental como política pública é essencial para gerar mudanças no comportamento social, torna-se necessário conhecer o nível de conhecimento e compromisso de alunos e funcionários, para identificar lacunas e construir ações e novas discussões que venham preencher brechas nessa EA e assim, assegurar o sucesso da EA como política pública.


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