dc.contributor.advisor | Terra, Vilma Reis | |
dc.contributor.author | Celante, Gisele Xavier Malheiros | |
dc.date.accessioned | 2017-04-25T23:09:51Z | |
dc.date.available | 2017-04-25T23:09:51Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.citation | CELANTE, Gisele Xavier Malheiros. Momentos pedagógicos sobre a destilação da cachaça: da contextualização histórica ao compromisso social. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/124 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Esse estudo visa resgatar parte da história da ciência e da tecnologia do Brasil em
especial da história da química no período colonial a partir dos registros de João
Manso Pereira, químico prático e autodidata que desenvolveu estudos sobre o solo
em Ouro Preto e na Capitania de Santa Barbara a serviço da Coroa. Dentre seus
diversos estudos escreveu cinco livretos sobre seus trabalhos sendo em um deles a
proposta de melhoramento e aperfeiçoamento das técnicas de produção da cachaça
registrado em um livro intitulado - Memória sobre a reforma dos alambiques ou de
hum próprio para a destilação das águas ardentes. Foi proposta uma sequência
didática aplicada numa turma de alunos do segundo ano do ensino médio localizada
no município de Aracruz. Para isso propusemos trabalhar utilizar como recurso uma
sequência didática baseada nos três momentos pedagógicos da metodologia de
Delizoicov, com enfoque CTSA e a partir dos textos do período colonial e das
investigações sobre os processos de fermentação, fenômenos químicos, biológicos,
tecnológicos e os impactos ambientais que a fabricação da cachaça com o uso de
alambiques em nossos dias. Ao término do processo, os alunos apresentaram
trabalhos que realizaram e apresentaram para os colegas da escola com a temática
“se beber não dirija”, uma maneira de fazer uma abordagem social do assunto.
Além da sequencia didática, as atividades experimentais, as práticas dialógicas e as
avaliações, mostraram-se estratégias eficientes no processo de ensino e
aprendizagem de ciências. O resultado desse trabalho originou um guia didático
para auxiliar professores do ensino básico na abordagem do assunto em questão e
frente a de sua realidade, adaptar o conteúdo. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This study aims to rescue part of the history of science and in particular Brazil technology
chemistry history in the colonial period from the records of John Manso Pereira, practical
chemical and autodidact who developed studies on the ground in Ouro Preto and Santa
Captaincy Barbara at the service of the Crown. Among his many studies written five booklets
about their jobs being in one of the proposed improvement and improvement of cachaça
production techniques recorded in a book entitled - Memory on the reform of stills or hum
own for the distillation of the burning water. Proposed a didactic sequence applied to a group
of students of the second year of high school in the municipality of Aracruz. For this
proposed work use as a resource a didactic sequence based on the three pedagogical
moments of Delizoicov methodology with CTSA approach and from the texts of the colonial
period and the investigation of fermentation processes, chemical phenomena, biological,
technological and environmental impacts the manufacture of rum with the use of stills today.
At the end of the process, the students presented work they have done and presented to
fellow students with the theme "if you drink do not drive", a way to make a social approach to
the subject. Besides the didactic sequence, experimental activities, dialogical practices and
evaluations, have proved effective strategies in the teaching and learning of science. The
result of this work led to a teaching guide to assist elementary school teachers in the subject
matter and approach the front of your reality, adapt the content. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Cachaça | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.title | Momentos pedagógicos sobre destilação da cachaça : da contextualização histórica ao compromisso social | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Sgarbi, Antônio Donizetti | |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais