dc.contributor.advisor | Pinto, Antonio Henrique | |
dc.contributor.author | Castiglioni, Viviane Rosa de Lima Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2017-04-25T22:48:31Z | |
dc.date.available | 2017-04-25T22:48:31Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.identifier.citation | CASTIGLIONI, Viviane Rosa de Lima Ribeiro. Para além do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: saberes-fazeres matemáticos de professoras alfabetizadoras do município de Serra. 2016. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/123 | |
dc.description.abstract | RESUMO: A pesquisa buscou a partir das etapas concluídas do Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no município de Serra, refletir para além do
experienciado na Formação Continuada de 2014, chegando ao que foi vivido em um
contexto escolar no decorrer do 2º trimestre de 2016. Considerando as contribuições
teórico-práticas proporcionadas na/pela formação PNAIC, esta pesquisa procurou
investigar de que maneira as relações estabelecidas no processo formativo
dialogaram com os saberes-fazeres das professoras alfabetizadoras, tendo como
objetivo principal analisar se movimentos tecidos na formação continuada do PNAIC
dialogavam com saberes-fazeres matemáticos de um grupo de professoras
alfabetizadoras de Serra. Nesse sentido, a pesquisa assumiu um caráter qualitativo e
aproximou-se de elementos da pesquisa-ação participativa, de modo à integrar-se aos
contextos onde encontramos as alfabetizadoras e seus saberes-fazeres. Em relação
à metodologia, a pesquisa desenvolveu-se por meio de observação participante,
questionários, diálogos com as alfabetizadoras em seus planejamentos e em ações
nas salas de aula, análise documental e imagens. A partir do vivenciado ao longo do
percurso, analisamos as seguintes categorias (1) Saberes de professoras
alfabetizadoras, (2) Processo reflexivo docente, (3) Saberes-fazeres matemáticos em
ambientes de aprendizagem, bem como os seus desdobramentos. Para o Produto
Educacional, elaboramos com o grupo de professoras, Sequências Didáticas a partir
do projeto institucional da Unidade de Ensino, desenvolvido em ambientes de
aprendizagem, abordando conhecimentos matemáticos em diálogo com outras áreas
de conhecimento. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The research sought from steps completed the National Pact for Literacy in the Age
One (PNAIC) in the city of Serra, reflecting in addition to experienced in Continuing
Education 2014, coming to what was experienced in a school setting during the 2nd
quarter 2016. Considering the theoretical and practical contributions provided in / by
PNAIC formation, this research sought to investigate how the relations established in
the formative process dialogued with the doings-knowledge of literacy teachers, with
the main objective to analyze tissue movements in the continuing education of PNAIC
dialogued with mathematical knowledge-doings of a group of literacy teachers saw. In
this sense, the research took a qualitative character and approached elements of
participatory action research in order to integrate the contexts where we find the
literacy teachers and their knowledge-doings. Regarding methodology, the research
was carried out through participant observation, questionnaires, dialogues with literacy
teachers in their planning and actions in the classroom, document analysis and
images. From the experienced along the way, we analyze the following categories (1)
Knowledge of literacy teachers, (2) teaching reflective process, (3) Knowledge-doings
in mathematical learning environments, as well as its consequences. For Educational
Product, we put together with the group of teachers, Teaching Sequences from the
institutional design of the Teaching Unit, developed in learning environments,
addressing mathematical knowledge in dialogue with other areas of knowledge. | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores de matemática | pt_BR |
dc.title | Para além do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : saberes-fazeres matemáticos de professoras alfabetizadoras do município de Serra | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | |
ifes.underposgraduate | Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática | |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | |
ifes.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | |
Redes Sociais