Para além do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : saberes-fazeres matemáticos de professoras alfabetizadoras do município de Serra

Castiglioni, Viviane Rosa de Lima Ribeiro (2016)

Dissertação de mestrado

RESUMO: A pesquisa buscou a partir das etapas concluídas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no município de Serra, refletir para além do experienciado na Formação Continuada de 2014, chegando ao que foi vivido em um contexto escolar no decorrer do 2º trimestre de 2016. Considerando as contribuições teórico-práticas proporcionadas na/pela formação PNAIC, esta pesquisa procurou investigar de que maneira as relações estabelecidas no processo formativo dialogaram com os saberes-fazeres das professoras alfabetizadoras, tendo como objetivo principal analisar se movimentos tecidos na formação continuada do PNAIC dialogavam com saberes-fazeres matemáticos de um grupo de professoras alfabetizadoras de Serra. Nesse sentido, a pesquisa assumiu um caráter qualitativo e aproximou-se de elementos da pesquisa-ação participativa, de modo à integrar-se aos contextos onde encontramos as alfabetizadoras e seus saberes-fazeres. Em relação à metodologia, a pesquisa desenvolveu-se por meio de observação participante, questionários, diálogos com as alfabetizadoras em seus planejamentos e em ações nas salas de aula, análise documental e imagens. A partir do vivenciado ao longo do percurso, analisamos as seguintes categorias (1) Saberes de professoras alfabetizadoras, (2) Processo reflexivo docente, (3) Saberes-fazeres matemáticos em ambientes de aprendizagem, bem como os seus desdobramentos. Para o Produto Educacional, elaboramos com o grupo de professoras, Sequências Didáticas a partir do projeto institucional da Unidade de Ensino, desenvolvido em ambientes de aprendizagem, abordando conhecimentos matemáticos em diálogo com outras áreas de conhecimento.

ABSTRACT: The research sought from steps completed the National Pact for Literacy in the Age One (PNAIC) in the city of Serra, reflecting in addition to experienced in Continuing Education 2014, coming to what was experienced in a school setting during the 2nd quarter 2016. Considering the theoretical and practical contributions provided in / by PNAIC formation, this research sought to investigate how the relations established in the formative process dialogued with the doings-knowledge of literacy teachers, with the main objective to analyze tissue movements in the continuing education of PNAIC dialogued with mathematical knowledge-doings of a group of literacy teachers saw. In this sense, the research took a qualitative character and approached elements of participatory action research in order to integrate the contexts where we find the literacy teachers and their knowledge-doings. Regarding methodology, the research was carried out through participant observation, questionnaires, dialogues with literacy teachers in their planning and actions in the classroom, document analysis and images. From the experienced along the way, we analyze the following categories (1) Knowledge of literacy teachers, (2) teaching reflective process, (3) Knowledge-doings in mathematical learning environments, as well as its consequences. For Educational Product, we put together with the group of teachers, Teaching Sequences from the institutional design of the Teaching Unit, developed in learning environments, addressing mathematical knowledge in dialogue with other areas of knowledge.


Colecciones: