Leitura literária temática no Ensino Médio : princípios e orientações metodológicas
tese_doutorado
Partindo de uma exposição de dados que situam a leitura como uma questão desafiadora para a educação brasileira, situamos nossa tese no recorte da leitura literária em ambiente escolar, problematizando, particularmente, a questão do ensino de leitura literária no contexto do ensino médio. Vários pesquisadores do campo (AGUIAR; BORDINI, 1988; ZILBERMAN, 1986; LEAHY-DIOS, 2000; CEREJA, 2004; DALVI, 2013b, 2014) assumem há algum tempo que o ensino de literatura que se atém unicamente à utilização de textos – ou fragmentos – para exemplificação de “escolas literárias” em aulas expositivas não tem colaborado para os objetivos de ensino da Literatura e nem tem gerado práticas sociais de leitura literária efetivas. Diante desse cenário, pretendemos oferecer princípios e orientações metodológicas que visam à leitura integral de textos literários com alunos do Ensino Médio e ao desenvolvimento de práticas pedagógicas que considerem o texto literário não como um “produto do meio” (consequência direta de um dado contexto social, articuladamente a uma dada “escola literária”), mas como uma criação humana que tem uma origem e finalidades complexas e que extrapolam o esquematismo dado pela vinculação direta entre contexto histórico, período ou escola literária e texto exemplar (“representativo” de características atribuídas ao período ou escola literária). Almejamos, por meio da mediação de uma leitura literária temática, oportunizar a apropriação do conjunto dos conhecimentos mais sofisticados produzidos historicamente pela humanidade e essenciais para o desenvolvimento pleno do indivíduo. Estabelecemos, pois, como objetivo geral desta tese, por meio de uma pesquisa teórico-bibliográfica, sistematizar princípios e orientações para o trabalho pedagógico em contexto escolar, que se desdobram em uma proposta de leitura temática de textos literários no nível médio de ensino. Para isso, ancoramo-nos nas noções conceituais de dialogismo, tema e responsividade, hauridas ao Círculo de Bakhtin; em reflexões sobre as relações entre literatura e leitura de Antonio Candido; na concepção de mediação de Lev Vigotski; e na teoria pedagógica histórico-crítica, como desenvolvimento coletivo. Selecionamos o tema Relações Familiares para ser o mote da análise de quatro textos (“História de passarinho”, de Lygia Fagundes Telles; “Passeio noturno”, de Rubem Fonseca; Boitempo, de Carlos Drummond de Andrade; Minha Vida de Menina, de Helena Morley) a fim de favorecer uma compreensão acerca dos aspectos simbólicos, formais e históricos presentes na linguagem literária. Buscamos com este trabalho colaborar para a promoção de uma leitura literária dialógica e significativa, firmada na premissa de que a prática educativa deve apontar sempre para a formação humana omnilateral de um sujeito que vai interagir socialmente e constituir a coletividade, transformando a realidade.
Starting from a data exposition that situates reading as a challenging issue for the Brazilian education, we place our dissertation within the scope of literary reading in school environment, particularly problematizing the issue of teaching literary reading in the high school context. Many researchers in the field (AGUIAR; BORDINI, 1988; ZILBERMAN, 1986; LEAHY-DIOS, 2000; CEREJA, 2004; DALVI, 2013b, 2014) have recognized for some time that the teaching of literature is limited to the use of texts – or fragments – to exemplify “literary schools” in lectures have not collaborated with the objectives of teaching Literature, nor have generated effective social practices of literary reading. In this scenario, we intend to offer methodological principles and guidelines that aim to the full reading of literary texts with high school students and the development of pedagogical practices that consider the literary text not as a "product of the environment" (direct consequence of a given social context, articulated to a given "literary school"), but as a human creation that has a complex origin and purpose and that extrapolates the schematism given by the direct link between historical context, period or literary school and exemplary text (“representative” of characteristics attributed to the period or literary school). We aim, through the mediation of a thematic literary reading, to provide opportunities for the appropriation of the most sophisticated set of knowledge historically produced by humanity and essential for the full development of the individual. We established, therefore, as the general objective of this dissertation, through a theoretical-bibliographic research, to systematize principles and guidelines for pedagogical work in school context, which unfold into a proposal for thematic reading of literary texts at high school level. For this, we based ourselves in the conceptual notions of dialogism, theme, and responsiveness, drawn from the Bakhtin Circle; in reflections on the relationship between literature and reading by Antonio Candido; in Lev Vygotski's conception of mediation; and in the historical-critical pedagogical theory, as collective development. We selected the theme Family Relations to be the motto for the analysis of four texts (“História de Passarinho”, by Lygia Fagundes Telles; “Passeio Noturno”, by Rubem Fonseca; Boitempo, by Carlos Drummond de Andrade; Minha Vida de Menina, by Helena Morley) in order to favor an understanding of the symbolic, formal and historical aspects present in literary language. With this work, we seek to contribute to the promotion of a dialogical and meaningful literary reading, based on the premise that educational practice must always aim at the omnilateral human formation of a subject who will socially interact and constitute the collectivity, transforming reality.
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