A aplicação da educação financeira nas matrizes curriculares de turmas do ensino médio: um estudo de caso em uma escola pública na cidade de Pancas/ES
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Resumo: Considerando as mudanças econômicas dos últimos anos e o cenário econômico brasileiro, o conhecimento financeiro surge como uma necessidade do cidadão para poder administrar com responsabilidade suas finanças pessoais e familiares. Diante disso, as instituições de ensino possuem papel importante para a formação dos cidadãos. Dessarte, o objetivo dessa pesquisa foi verificar a aplicação da educação financeira, nas matrizes curriculares e durante as aulas, em turmas de ensino médio em uma escola pública no interior do estado do Espírito Santo. Para tanto, foi elaborado três questionários para realizar a coleta de dados em relação aos grupos dos quais a pesquisa está relacionada: setor pedagógico, docentes e alunos. O estudo teve um baixo nível de respostas, por conta da pandemia o levantamento de dados ocorreu de forma online, impossibilitando o encontro entre o pesquisador e o seu grupo de pesquisa, contudo, com o resultado obtido foi verificado que a escola não possui projetos que incrementam a educação financeira em sua disciplinas, além de que parte significante dos professores não possuem interesse no conteúdo, em contramão, os alunos desejam e observam a significância desse conhecimento para sua formação pessoal e profissional.
Abstract: Considering the economic changes in recent years and the brazilian economic scenario, financial knowledge emerges as a necessity for citizens to be able to responsibly manage their personal and family finances. Therefore, educational institutions have an important role in the formation of citizens. Therefore, the objective of this research was to verify the application of financial education in the curricula of high school classes in a public school in the interior of the state of Espírito Santo. To this end, three questionnaires were prepared to collect data in relation to the groups of which the research is related: pedagogical sector, teachers, and students. The study had a low level of responses, because of the pandemic the data collection occurred online, making it impossible for the researcher to meet with his research group, however, with the result obtained it was found that the school does not have projects that increase the financial education in their subjects, in addition to the significant part of the teachers have no interest in the content, on the contrary, the students want and see the significance of this knowledge for their personal and professional development.
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