Levantamento de informações sobre a relevância das borboletas (lepidopteras) para o equilíbrio ambiental para produção de cartilha educativa

Reckel, Dhessica Soares Bueno (2021)

Trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Os insetos possuem fornecem coletivamente uma ampla gama de benefícios ambientais, incluindo a relação ecológica com o ambiente em que vivem e serem um indicador de ambiente saudável. Dentre esses, existem as borboletas, que são de grande importância no equilíbrio ambiental, como polinizadoras ou como bioindicadores de qualidade, respaldadas por inúmeras publicações sobre o assunto. Assim sendo, este trabalho teve como objetivo reunir um conjunto de informações sobre as borboletas, para que os interessados possam conhecer suas funções e benefícios para a natureza. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica, contendo diversas informações, que vão desde a simbologia que envolve esses insetos, até sua interação ecológica com o meio ambiente. Nesse campo de ação reuniram-se informações e conhecimentos relativos à caracterização, ciclo de desenvolvimento de vida, funções na cadeia ecológica e potencial das lepdópteras. Além disso, revisou-se sobre a importância da sua preservação e, finalmente, discorreu-se um pouco sobre algumas peculiaridades ou curiosidades, envolvendo as principais diferenciações entre as mariposas e as borboletas, componentes dessa importante ordem insecta. Ao final da etapa de revisão bibliográfica, foi possível organizar uma cartilha educativa que irá somar-se a outros instrumentos de divulgação nas escolas, como ferramenta de uso pedagógico acreditando-se que possa contribuir para a sensibilização sobre a relevância das lepdópteras, em especial, as borboletas na natureza. Através desse levantamento foi produzido um instrumento educativo de forma simples e conciso, para passar adiante essas informações nas escolas, esse instrumento é intitulado como cartilha educativa. Após organizada, a cartilha foi divulgada na escola David Roldi, para os alunos do 8º ano e também para alunos do Curso de agronomia do IFES, Campus Santa Teresa, no sentido de observar sua eficiência na função de auxiliar na aprendizagem. Na ocasião foram aplicados questionários de validação da cartilha, onde os resultados dessa aplicação revelaram que o referido instrumento se mostrou eficiente e adequado para a aprendizagem dos alunos, reconhecendo a cartilha como um material didático importante para a sensibilização dos interessados na temática abordada.

ABSTRACT: Insects collectively provide a wide range of environmental benefits, including the ecological relationship with the environment in which they live and being an indicator of a healthy environment. Among these, there are butterflies, which are of great importance in the environmental balance, as pollinators or as quality bioindicators, supported by numerous publications on the subject. Therefore, this work aimed to gather a set of information about butterflies, so that those interested can know their functions and benefits for nature. Therefore, a literature review was carried out, containing various information, ranging from the symbology that involves these insects, to their ecological interaction with the environment. In this field of action, information and knowledge related to the characterization, life development cycle, functions in the ecological chain and potential of lepdopters were gathered. In addition, the importance of its preservation was reviewed and, finally, some peculiarities or curiosities were discussed, involving the main differences between moths and butterflies, components of this important insect order. At the end of the literature review stage, it was possible to organize an educational booklet that will be added to other dissemination instruments in schools, as a pedagogical tool, believing that it can contribute to raising awareness about the relevance of lepidopterans, in particular, the butterflies in nature. Through this survey, an educational instrument was produced in a simple and concise way, to pass on this information in schools, this instrument is called an educational booklet. Once organized, the booklet was disseminated at the David Roldi school, to 8th grade students and also to students of the Agronomy Course at IFES, Campus Santa Teresa, in order to observe its efficiency in helping to learn. At the time, questionnaires were applied to validate the booklet, where the results of this application revealed that the instrument was efficient and suitable for student learning, recognizing the booklet as an important teaching material for raising awareness of those interested in the topic addressed.


Colecciones: