Avaliação do ensino de biologia molecular através da metodologia de aprendizagem significativa
Trabalho de conclusão de curso
Resumo: O presente trabalho buscou avaliar a eficácia de um método contextualizado, pautado na teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, no ensino de biologia molecular, a partir de uma sequência didática partindo de um exemplo de polimorfismo do gene ACTN3 e influencias no desempenho esportivo de alto rendimento. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de terceiro ano do ensino médio, dotada de 16 estudantes, matriculados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frederico Pretti, na localidade de São João de Petrópolis, Santa Teresa –ES. A sequência didática, foi dividida em dois momentos, partindo de conceitos mais abrangentes para os mais específicos e retornando aos mais abrangentes. Foram realizadas duas atividades de avaliação do conhecimento em cada momento, aulas expositivas e uma atividade de simulação do processo de transcrição e tradução. A avaliação do resultado, consistiu na categorização do entendimento dos conceitos envolvidos a partir da comparação entre os resultados obtidos nos dois momentos, concluindo que a proposta demonstrou mais êxito na facilitação dos conceitos de mutação e RNA do que em facilitar a aprendizagem dos conceitos de RNA mensageiro e diversidade biológica.
Abstract: The present work sought to evaluate the effectiveness of a contextualized method, based on Ausubel's theory of meaningful learning, in teaching molecular biology, from a didactic sequence based on an example of polymorphism of the ACTN3 gene and its influence on high performance sports performance. The research was developed in a third year high school class, with 16 students, enrolled in the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frederico Pretti, in São João de Petrópolis, Santa Teresa - ES. The didactic sequence was divided in two moments, starting from broader concepts to more specific ones and returning to the broader ones. Two knowledge evaluation activities were carried out at each moment, expository lessons and a simulation activity of the transcription and translation process. The evaluation of the results consisted in categorizing the understanding of the concepts involved from the comparison between the results obtained in the two moments, concluding that the proposal was more successful in facilitating the concepts of mutation and RNA than in facilitating the learning of the concepts of messenger RNA and biological diversity.
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